Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/923
Título: | Elaboração e validação de proposta de curso na modalidade EAD sobre metodologias ativas para docentes dos programas de residência em saúde |
Autor(es): | VENTURA, Jessica Maria de Andrade SILVA JUNIOR, José Roberto da PAZ, Alcieros Martins Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Palavras-chave: | Ensino Internato e residência Formação de profissionais Docentes Educação à distância Capacitação de recursos humanos em saúde |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | RESUMO O uso das Metodologias de Ensino e Aprendizagem tem sido cada vez mais frequente na área do Ensino em Saúde inclusive em programas de Residência em Saúde. É mais comum atualmente que os profissionais se deparem com o uso dessas metodologias para que alcancem as habilidades esperadas pela sociedade frente as necessidades do Sistema de Único de Saúde e atuação profissional. Se faz necessária a compreensão sobre o que são essas Metodologias e como se dá o ensino inovador em contrapartida ao ensino tradicional, bem como a capacitação e instrumentalização dos docentes que estarão envolvidos nesse cenário de mudanças. OBJETIVO: Elaborar e validar a proposta de um curso no formato de Educação à Distância para docentes dos Programas de Residência sobre as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem (MAEA). MÉTODO: Estudo metodológico que propôs a elaboração e validação da proposta de um curso mediado por tecnologia realizado à distância autoinstrucional. A pesquisa dividiu-se em duas etapas. A primeira consistiu na realização online de entrevistas com profissionais envolvidos na docência dos programas de residência e análise de conteúdo para levantamento das necessidades dos tópicos a serem abordados no curso e a segunda etapa, tratou-se da elaboração e validação de proposta de curso, realizada por especialistas com experiência na área de saúde e educação por meio de grupo consenso. A análise textual com necessidades levantadas para elaboração do protótipo do curso foi realizada por um software específico, denominado Iramuteq. Após a realização da análise foram criados os objetivos do curso, plano de ensino e conteúdo. O conteúdo foi validado por 05 (cinco) especialistas em saúde e educação por meio de grupo consenso que propuseram sugestões que foram aceitas e realizadas as devidas transformações. RESULTADOS: Foi realizada proposta de curso sobre Metodologias Ativas contendo quatro (04) módulos e onze (11) unidades de aprendizagem com carga horária total de 40 horas como resultado das análises com os docentes que participaram da pesquisa e da validação do conteúdo após o grupo consenso. CONCLUSÃO: Foi elaborado e validado a proposta de um curso na modalidade de Educação à Distância para docentes dos programas de Residência em Saúde e espera-se que possa ser uma ferramenta auxiliadora na instrumentalização e fortalecimento do processo ensino-aprendizagem durante a experiência desse processo formativo para todos os profissionais envolvidos. PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Internato e Residência. Formação de profissionais. Docentes. Educação à distância. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde |
Descrição: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino em Saúde. |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/923 |
Aparece nas coleções: | TCC (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Jessica Maria de Andrade Ventura.pdf | 4.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.