Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/923
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVENTURA, Jessica Maria de Andrade-
dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, José Roberto da-
dc.contributor.authorPAZ, Alcieros Martins-
dc.date.accessioned2023-07-18T17:49:10Z-
dc.date.available2023-07-18T17:49:10Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/923-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino em Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O uso das Metodologias de Ensino e Aprendizagem tem sido cada vez mais frequente na área do Ensino em Saúde inclusive em programas de Residência em Saúde. É mais comum atualmente que os profissionais se deparem com o uso dessas metodologias para que alcancem as habilidades esperadas pela sociedade frente as necessidades do Sistema de Único de Saúde e atuação profissional. Se faz necessária a compreensão sobre o que são essas Metodologias e como se dá o ensino inovador em contrapartida ao ensino tradicional, bem como a capacitação e instrumentalização dos docentes que estarão envolvidos nesse cenário de mudanças. OBJETIVO: Elaborar e validar a proposta de um curso no formato de Educação à Distância para docentes dos Programas de Residência sobre as Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem (MAEA). MÉTODO: Estudo metodológico que propôs a elaboração e validação da proposta de um curso mediado por tecnologia realizado à distância autoinstrucional. A pesquisa dividiu-se em duas etapas. A primeira consistiu na realização online de entrevistas com profissionais envolvidos na docência dos programas de residência e análise de conteúdo para levantamento das necessidades dos tópicos a serem abordados no curso e a segunda etapa, tratou-se da elaboração e validação de proposta de curso, realizada por especialistas com experiência na área de saúde e educação por meio de grupo consenso. A análise textual com necessidades levantadas para elaboração do protótipo do curso foi realizada por um software específico, denominado Iramuteq. Após a realização da análise foram criados os objetivos do curso, plano de ensino e conteúdo. O conteúdo foi validado por 05 (cinco) especialistas em saúde e educação por meio de grupo consenso que propuseram sugestões que foram aceitas e realizadas as devidas transformações. RESULTADOS: Foi realizada proposta de curso sobre Metodologias Ativas contendo quatro (04) módulos e onze (11) unidades de aprendizagem com carga horária total de 40 horas como resultado das análises com os docentes que participaram da pesquisa e da validação do conteúdo após o grupo consenso. CONCLUSÃO: Foi elaborado e validado a proposta de um curso na modalidade de Educação à Distância para docentes dos programas de Residência em Saúde e espera-se que possa ser uma ferramenta auxiliadora na instrumentalização e fortalecimento do processo ensino-aprendizagem durante a experiência desse processo formativo para todos os profissionais envolvidos. PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Internato e Residência. Formação de profissionais. Docentes. Educação à distância. Capacitação de Recursos Humanos em Saúdept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInternato e residênciapt_BR
dc.subjectFormação de profissionaispt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.titleElaboração e validação de proposta de curso na modalidade EAD sobre metodologias ativas para docentes dos programas de residência em saúdept_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Jessica Maria de Andrade Ventura.pdf4.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.