Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/947
Título: O ensino da comunicação empática na graduação em medicina em uma faculdade pernambucana
Autor(es): GUERRA, Juliana
NEPOMUCENO, Mariana
Faculdade Pernambucana de Saúde
Palavras-chave: Comunicação
Educação médica
Empatia
Habilidades médicas
Humanização
Data do documento: 2020
Resumo: RESUMO A história médica, colhida com escuta ativa e respeito ao outro, cedeu lugar aos exames complementares. E assim, a comunicação entre o médico e o paciente foi-se esvaindo, fragilizando esta importante relação. A proposta deste artigo é apresentar um relato de experiência do ensino de habilidades de Comunicação na graduação de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde a partir de metodologias ativas. Procuramos ainda contribuir para a reflexão acerca da comunicação empática, a partir da crítica da ação comunicativa harbemasiana e da filosofia das emoções, a partir de Nussbaum. Acrescentamos também as reflexões surgidas a partir da experiência das autoras no ensino de habilidades comunicacionais do curso de Medicina em uma faculdade pernambucana. Palavras-chave: comunicação, Educação Médica, Empatia, Habilidades Médicas, Humanização.
Descrição: Artigo científico publicado em periódico.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/947
Aparece nas coleções:Artigos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.