Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/947
Título: | O ensino da comunicação empática na graduação em medicina em uma faculdade pernambucana |
Autor(es): | GUERRA, Juliana NEPOMUCENO, Mariana Faculdade Pernambucana de Saúde |
Palavras-chave: | Comunicação Educação médica Empatia Habilidades médicas Humanização |
Data do documento: | 2020 |
Resumo: | RESUMO A história médica, colhida com escuta ativa e respeito ao outro, cedeu lugar aos exames complementares. E assim, a comunicação entre o médico e o paciente foi-se esvaindo, fragilizando esta importante relação. A proposta deste artigo é apresentar um relato de experiência do ensino de habilidades de Comunicação na graduação de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde a partir de metodologias ativas. Procuramos ainda contribuir para a reflexão acerca da comunicação empática, a partir da crítica da ação comunicativa harbemasiana e da filosofia das emoções, a partir de Nussbaum. Acrescentamos também as reflexões surgidas a partir da experiência das autoras no ensino de habilidades comunicacionais do curso de Medicina em uma faculdade pernambucana. Palavras-chave: comunicação, Educação Médica, Empatia, Habilidades Médicas, Humanização. |
Descrição: | Artigo científico publicado em periódico. |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/947 |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RESUMO_GUERRA, Juliana; NEPOMUCENO, Mariana. O ensino da comunicação empática na graduação em medicina em uma faculdade pernambucana.pdf | 8.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.