Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGUERRA, Juliana-
dc.contributor.authorNEPOMUCENO, Mariana-
dc.date.accessioned2023-08-14T19:13:13Z-
dc.date.available2023-08-14T19:13:13Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/947-
dc.descriptionArtigo científico publicado em periódico.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A história médica, colhida com escuta ativa e respeito ao outro, cedeu lugar aos exames complementares. E assim, a comunicação entre o médico e o paciente foi-se esvaindo, fragilizando esta importante relação. A proposta deste artigo é apresentar um relato de experiência do ensino de habilidades de Comunicação na graduação de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde a partir de metodologias ativas. Procuramos ainda contribuir para a reflexão acerca da comunicação empática, a partir da crítica da ação comunicativa harbemasiana e da filosofia das emoções, a partir de Nussbaum. Acrescentamos também as reflexões surgidas a partir da experiência das autoras no ensino de habilidades comunicacionais do curso de Medicina em uma faculdade pernambucana. Palavras-chave: comunicação, Educação Médica, Empatia, Habilidades Médicas, Humanização.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectHabilidades médicaspt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.titleO ensino da comunicação empática na graduação em medicina em uma faculdade pernambucanapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.contributor.programFaculdade Pernambucana de Saúdept_BR
dc.description.linkhttps://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1031pt_BR
Appears in Collections:Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.