Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/885
Título: | Desenvolvimento de um sistema de informação baseado em data-driven para apoiar a gestão estratégica de uma instituição de ensino superior de saúde |
Autor(es): | BARROS, Marcone Maciel ANDRETO, Luciana Marques ALMEIDA, Marcos Antônio Martins de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Palavras-chave: | Ensino superior em saúde Planejamento estratégico Sistemas de informação Gestão de desempenho corporativo Metodologia ágil Data-driven |
Data do documento: | 2022 |
Resumo: | RESUMO Introdução: Organizações de diversos segmentos sempre enfrentaram grandes desafios no processo de gestão e nas últimas décadas o efeito da globalização tem fragilizado instituições que não se modernizam. A pandemia trouxe mudanças e adaptações que somadas a velocidade da transformação digital e incertezas do cenário político e econômico, exige das organizações maturidade no planejamento das ações estratégicas e no monitoramento das metas visando à execução de ações preventivas. Essa dinâmica também é experenciada no segmento da educação superior privada no Brasil. Neste cenário, as Instituições de Ensino Superior tem desafiado os gestores universitários na busca de métodos e práticas que integrem as ações estratégicas ao Plano de Desenvolvimento Institucional, para tanto, um instrumento onde são definidos a missão da instituição de ensino superior e as estratégias que serão adotadas para atingir as metas e objetivos, durante um período de cinco anos. Outro desafio para os gestores é a capacidade de coletar, analisar e transformar as informações, a fim de obter uma base de dados consistente e segura para a tomada de decisão e, por fim, preparar a Instituição para atender as exigências regulatórias do Ministério da Educação, através de longos e complexos instrumentos de avaliação das instituições do ensino superior através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação. Nesta perspectiva, garantir clareza e transparência nos processos de gestão através da disponibilidade de informações são de extrema relevância para a estratégia e tomada de decisão das Instituições. Visualizar números e resultados em tempo real permite que os gestores e toda instituição possam compreender se estão desenvolvendo suas ações conforme planejado. Objetivo: desenvolver um sistema de informação baseado em Data-driven para apoiar a gestão estratégica de uma instituição de ensino superior de saúde. Método: No processo de desenvolvimento do produto foi utilizado uma combinação de duas abordagens Design Thinking e o Scrum (frameworks da Metodologia Ágil). A combinação dessas abordagens permitiu que o produto fosse desenvolvido em seis etapas, de forma cíclica, sendo as três primeiras etapas relacionadas ao Design Thinking e as três últimas etapas relacionadas ao Scrum. As etapas foram realizadas na seguinte ordem: 1) Imersão; 2) Ideação; 3) Prototipação; 4) Sprint Planning; 5) Sprint Review; 6) Sprint Retrospective. Para o desenvolvimento do produto foi utilizado o Python como linguagem de programação e o Google Looker Studio para criação e exibição dos dashboards. Resultado: a pesquisa resultou no desenvolvimento e implementação do Minimum Viable Product. Trata-se de um sistema de informação que proporciona a gestão e o monitoramento de metas e ações estratégicas em tempo real, através de dashboards. Conclusão: o produto desenvolvido viabiliza aos gestores da instituição de ensino superior um monitoramento mais ágil e assertivo das metas e ações planejadas, garantindo o acesso às informações de maneira rápida, dinâmica e consistente, tornando os dados disponíveis e transparentes para toda a instituição e auxiliando no apoio para a construção de estratégias e tomada de decisão. Palavras-chaves: ensino superior em saúde, planejamento estratégico, sistemas de informação, gestão de desempenho corporativo, metodologia ágil, data-driven. |
Descrição: | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/885 |
Aparece nas coleções: | TCC (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Marcone Barros.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.