Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/885
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | BARROS, Marcone Maciel | - |
dc.contributor.author | ANDRETO, Luciana Marques | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Marcos Antônio Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-19T13:02:44Z | - |
dc.date.available | 2023-05-19T13:02:44Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/885 | - |
dc.description | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: Organizações de diversos segmentos sempre enfrentaram grandes desafios no processo de gestão e nas últimas décadas o efeito da globalização tem fragilizado instituições que não se modernizam. A pandemia trouxe mudanças e adaptações que somadas a velocidade da transformação digital e incertezas do cenário político e econômico, exige das organizações maturidade no planejamento das ações estratégicas e no monitoramento das metas visando à execução de ações preventivas. Essa dinâmica também é experenciada no segmento da educação superior privada no Brasil. Neste cenário, as Instituições de Ensino Superior tem desafiado os gestores universitários na busca de métodos e práticas que integrem as ações estratégicas ao Plano de Desenvolvimento Institucional, para tanto, um instrumento onde são definidos a missão da instituição de ensino superior e as estratégias que serão adotadas para atingir as metas e objetivos, durante um período de cinco anos. Outro desafio para os gestores é a capacidade de coletar, analisar e transformar as informações, a fim de obter uma base de dados consistente e segura para a tomada de decisão e, por fim, preparar a Instituição para atender as exigências regulatórias do Ministério da Educação, através de longos e complexos instrumentos de avaliação das instituições do ensino superior através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação. Nesta perspectiva, garantir clareza e transparência nos processos de gestão através da disponibilidade de informações são de extrema relevância para a estratégia e tomada de decisão das Instituições. Visualizar números e resultados em tempo real permite que os gestores e toda instituição possam compreender se estão desenvolvendo suas ações conforme planejado. Objetivo: desenvolver um sistema de informação baseado em Data-driven para apoiar a gestão estratégica de uma instituição de ensino superior de saúde. Método: No processo de desenvolvimento do produto foi utilizado uma combinação de duas abordagens Design Thinking e o Scrum (frameworks da Metodologia Ágil). A combinação dessas abordagens permitiu que o produto fosse desenvolvido em seis etapas, de forma cíclica, sendo as três primeiras etapas relacionadas ao Design Thinking e as três últimas etapas relacionadas ao Scrum. As etapas foram realizadas na seguinte ordem: 1) Imersão; 2) Ideação; 3) Prototipação; 4) Sprint Planning; 5) Sprint Review; 6) Sprint Retrospective. Para o desenvolvimento do produto foi utilizado o Python como linguagem de programação e o Google Looker Studio para criação e exibição dos dashboards. Resultado: a pesquisa resultou no desenvolvimento e implementação do Minimum Viable Product. Trata-se de um sistema de informação que proporciona a gestão e o monitoramento de metas e ações estratégicas em tempo real, através de dashboards. Conclusão: o produto desenvolvido viabiliza aos gestores da instituição de ensino superior um monitoramento mais ágil e assertivo das metas e ações planejadas, garantindo o acesso às informações de maneira rápida, dinâmica e consistente, tornando os dados disponíveis e transparentes para toda a instituição e auxiliando no apoio para a construção de estratégias e tomada de decisão. Palavras-chaves: ensino superior em saúde, planejamento estratégico, sistemas de informação, gestão de desempenho corporativo, metodologia ágil, data-driven. | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior em saúde | pt_BR |
dc.subject | Planejamento estratégico | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de informação | pt_BR |
dc.subject | Gestão de desempenho corporativo | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ágil | pt_BR |
dc.subject | Data-driven | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um sistema de informação baseado em data-driven para apoiar a gestão estratégica de uma instituição de ensino superior de saúde | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Marcone Barros.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.