Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/885
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBARROS, Marcone Maciel-
dc.contributor.authorANDRETO, Luciana Marques-
dc.contributor.authorALMEIDA, Marcos Antônio Martins de-
dc.date.accessioned2023-05-19T13:02:44Z-
dc.date.available2023-05-19T13:02:44Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/885-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPSpt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: Organizações de diversos segmentos sempre enfrentaram grandes desafios no processo de gestão e nas últimas décadas o efeito da globalização tem fragilizado instituições que não se modernizam. A pandemia trouxe mudanças e adaptações que somadas a velocidade da transformação digital e incertezas do cenário político e econômico, exige das organizações maturidade no planejamento das ações estratégicas e no monitoramento das metas visando à execução de ações preventivas. Essa dinâmica também é experenciada no segmento da educação superior privada no Brasil. Neste cenário, as Instituições de Ensino Superior tem desafiado os gestores universitários na busca de métodos e práticas que integrem as ações estratégicas ao Plano de Desenvolvimento Institucional, para tanto, um instrumento onde são definidos a missão da instituição de ensino superior e as estratégias que serão adotadas para atingir as metas e objetivos, durante um período de cinco anos. Outro desafio para os gestores é a capacidade de coletar, analisar e transformar as informações, a fim de obter uma base de dados consistente e segura para a tomada de decisão e, por fim, preparar a Instituição para atender as exigências regulatórias do Ministério da Educação, através de longos e complexos instrumentos de avaliação das instituições do ensino superior através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação. Nesta perspectiva, garantir clareza e transparência nos processos de gestão através da disponibilidade de informações são de extrema relevância para a estratégia e tomada de decisão das Instituições. Visualizar números e resultados em tempo real permite que os gestores e toda instituição possam compreender se estão desenvolvendo suas ações conforme planejado. Objetivo: desenvolver um sistema de informação baseado em Data-driven para apoiar a gestão estratégica de uma instituição de ensino superior de saúde. Método: No processo de desenvolvimento do produto foi utilizado uma combinação de duas abordagens Design Thinking e o Scrum (frameworks da Metodologia Ágil). A combinação dessas abordagens permitiu que o produto fosse desenvolvido em seis etapas, de forma cíclica, sendo as três primeiras etapas relacionadas ao Design Thinking e as três últimas etapas relacionadas ao Scrum. As etapas foram realizadas na seguinte ordem: 1) Imersão; 2) Ideação; 3) Prototipação; 4) Sprint Planning; 5) Sprint Review; 6) Sprint Retrospective. Para o desenvolvimento do produto foi utilizado o Python como linguagem de programação e o Google Looker Studio para criação e exibição dos dashboards. Resultado: a pesquisa resultou no desenvolvimento e implementação do Minimum Viable Product. Trata-se de um sistema de informação que proporciona a gestão e o monitoramento de metas e ações estratégicas em tempo real, através de dashboards. Conclusão: o produto desenvolvido viabiliza aos gestores da instituição de ensino superior um monitoramento mais ágil e assertivo das metas e ações planejadas, garantindo o acesso às informações de maneira rápida, dinâmica e consistente, tornando os dados disponíveis e transparentes para toda a instituição e auxiliando no apoio para a construção de estratégias e tomada de decisão. Palavras-chaves: ensino superior em saúde, planejamento estratégico, sistemas de informação, gestão de desempenho corporativo, metodologia ágil, data-driven.pt_BR
dc.subjectEnsino superior em saúdept_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectGestão de desempenho corporativopt_BR
dc.subjectMetodologia ágilpt_BR
dc.subjectData-drivenpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um sistema de informação baseado em data-driven para apoiar a gestão estratégica de uma instituição de ensino superior de saúdept_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Marcone Barros.pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.