Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/787
Título: Elaboração e validação de uma cartilha educativa para os cuidados ao recém-nascido prematuro após alta hospitalar
Autor(es): SELFES, Claudia Roberta
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Cartilha Educacional
Animação
Enfermagem neonatal
Bem-estar familiar
Estudo de validação.
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Introdução: A prematuridade é a principal causa de internações em unidades neonatais e a alta do bebê é um evento potencialmente estressante para os pais, pois é marcada por expectativas e incertezas. O uso da cartilha educativa pode colaborar no processo de orientação dos pais, sobre o modo mais adequado de prestar cuidados e responder às necessidades da criança, diminuindo o estresse, evitando readmissões nos serviços de internamento. Objetivo: Elaborar e validar uma cartilha educativa com orientações para pais sobre cuidados domiciliares ao recém-nascido prematuro após a alta hospitalar. Método: Trata-se de um estudo metodológico para a construção e validação de uma cartilha com orientações para os pais acerca dos cuidados domiciliares ao recém-nascido prematuro após a alta hospitalar. A versão preliminar da cartilha foi submetida à validação de conteúdo, sob a qual foi realizada por juízes, sendo profissionais da equipe multidisciplinar que realiza o atendimento aos recém-nascidos em unidades neonatais. A seleção dos participantes ocorreu pelo método do tipo “bola de neve”, de acordo com os critérios de Fehring. Para a validação semântica foram selecionados os pais de recém-nascidos prematuros internados no serviço local da pesquisa, todos maiores de 18 anos. O estudo aconteceu sob as seguintes etapas: 1- O levantamento do conteúdo com base na literatura científica. 2- Construção da cartilha educativa, a qual foi enviada por e-mail aos juízes que realizaram a validação de conteúdo. 3- Para a validação semântica, a cartilha foi submetida aos pais dos recém-nascidos prematuros, de forma presencial. Para a análise dos dados foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Prof Fernando Figueira- IMIP com Parecer consubstanciado de número CAAE: 53062721.1.0000.5201. Resultados: A Média global do IVC foi 94,83 % na validação de conteúdo e 100% de concordância na validação semântica. Conclusão: Este estudo elaborou e validou uma cartilha educativa sobre cuidados domiciliares ao recém-nascido prematuro após a alta relacionados às atividades. A cartilha abordou os itens: a importância da amamentação, posição para amamentar, posição pós amamentação, hora do banho, estreitando os laços afetivos e higienização Descritores: Prematuro; Cartilha Educacional; Animação; Enfermagem Neonatal; Bem-estar familiar; Estudo de validação.
Descrição: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/787
Aparece nas coleções:TCC (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.