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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/787
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | SELFES, Claudia Roberta | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Carmina Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T17:16:22Z | - |
dc.date.available | 2022-09-19T17:16:22Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/787 | - |
dc.description | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: A prematuridade é a principal causa de internações em unidades neonatais e a alta do bebê é um evento potencialmente estressante para os pais, pois é marcada por expectativas e incertezas. O uso da cartilha educativa pode colaborar no processo de orientação dos pais, sobre o modo mais adequado de prestar cuidados e responder às necessidades da criança, diminuindo o estresse, evitando readmissões nos serviços de internamento. Objetivo: Elaborar e validar uma cartilha educativa com orientações para pais sobre cuidados domiciliares ao recém-nascido prematuro após a alta hospitalar. Método: Trata-se de um estudo metodológico para a construção e validação de uma cartilha com orientações para os pais acerca dos cuidados domiciliares ao recém-nascido prematuro após a alta hospitalar. A versão preliminar da cartilha foi submetida à validação de conteúdo, sob a qual foi realizada por juízes, sendo profissionais da equipe multidisciplinar que realiza o atendimento aos recém-nascidos em unidades neonatais. A seleção dos participantes ocorreu pelo método do tipo “bola de neve”, de acordo com os critérios de Fehring. Para a validação semântica foram selecionados os pais de recém-nascidos prematuros internados no serviço local da pesquisa, todos maiores de 18 anos. O estudo aconteceu sob as seguintes etapas: 1- O levantamento do conteúdo com base na literatura científica. 2- Construção da cartilha educativa, a qual foi enviada por e-mail aos juízes que realizaram a validação de conteúdo. 3- Para a validação semântica, a cartilha foi submetida aos pais dos recém-nascidos prematuros, de forma presencial. Para a análise dos dados foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Prof Fernando Figueira- IMIP com Parecer consubstanciado de número CAAE: 53062721.1.0000.5201. Resultados: A Média global do IVC foi 94,83 % na validação de conteúdo e 100% de concordância na validação semântica. Conclusão: Este estudo elaborou e validou uma cartilha educativa sobre cuidados domiciliares ao recém-nascido prematuro após a alta relacionados às atividades. A cartilha abordou os itens: a importância da amamentação, posição para amamentar, posição pós amamentação, hora do banho, estreitando os laços afetivos e higienização Descritores: Prematuro; Cartilha Educacional; Animação; Enfermagem Neonatal; Bem-estar familiar; Estudo de validação. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cartilha Educacional | pt_BR |
dc.subject | Animação | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem neonatal | pt_BR |
dc.subject | Bem-estar familiar | pt_BR |
dc.subject | Estudo de validação. | pt_BR |
dc.title | Elaboração e validação de uma cartilha educativa para os cuidados ao recém-nascido prematuro após alta hospitalar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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