Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/584
Título: | Elaboração e validação de curso para construção de problema na modalidade à distância na metodologia de aprendizagem baseada em problemas |
Autor(es): | SOUZA, Paula Azoubel de FALBO NETO, Gilliatt Hanois SILVA, Bruno Hipólito da Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Palavras-chave: | Aprendizagem ativa Aprendizado baseado em problemas Educação à distância Tutor Docente Curso |
Data do documento: | 2021 |
Resumo: | RESUMO Introdução: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia de ensino ativa centrada no estudante. Para estimular a aprendizagem ativa, o problema apresentado ao aprendiz deve ser realista, instigador, desafiador e instrumental. O ensino a distância é uma modalidade flexível para atualização e desenvolvimento do docente, sendo uma ferramenta útil para a realização de curso sobre construção de problemas para tutores da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problema (ABP). Objetivo: elaborar e validar um curso na modalidade de educação a distância (EAD) para construção de problemas em saúde para uso em metodologia ativa. Método: foi elaborado na Faculdade Pernambucana de Saúde, um estudo metodológico para elaboração e validação de um curso na modalidade à distância através das três primeiras fases do método de desenho instrucional tipo ADDIE, sendo as etapas: Análise, Desenho e Desenvolvimento para formulação do plano de conteúdo. Foi utilizada a Taxonomia revisada de Bloom para definição dos objetivos de aprendizagem. Na etapa de validação da semântica e do conteúdo, foi utilizada a estratégia de grupo de consenso, formado segundo critérios de elegibilidade. Resultados: o curso elaborado e validado tem duração prevista de 15 horas, apresenta dois módulos, onde o primeiro trata da ABP e o segundo, da elaboração de problemas. O cursista tem acesso a diversas mídias, como vídeoscribe, storytelling e telas interativas clicáveis. Ao longo do curso, são realizadas atividades avaliativas, tanto formativas quanto somativas. Conclusão: o curso de construção de problemas para docentes em área de saúde na modalidade à distância foi validado por especialistas e espera-se que aprimore o desenvolvimento do docente quanto a construção de problemas efetivos, colaborando com o processo de ensino aprendizagem de estudantes em grupos tutoriais. Descritores (DeCS): Aprendizagem ativa, Aprendizado Baseado em Problemas, Educação a distância, Tutor, Docente, Curso. |
Descrição: | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/584 |
Aparece nas coleções: | TCC (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao pós banca final (1).pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.