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dc.contributor.authorSOUZA, Paula Azoubel de-
dc.contributor.authorFALBO NETO, Gilliatt Hanois-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno Hipólito da-
dc.date.accessioned2021-10-19T12:33:42Z-
dc.date.available2021-10-19T12:33:42Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/584-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia de ensino ativa centrada no estudante. Para estimular a aprendizagem ativa, o problema apresentado ao aprendiz deve ser realista, instigador, desafiador e instrumental. O ensino a distância é uma modalidade flexível para atualização e desenvolvimento do docente, sendo uma ferramenta útil para a realização de curso sobre construção de problemas para tutores da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problema (ABP). Objetivo: elaborar e validar um curso na modalidade de educação a distância (EAD) para construção de problemas em saúde para uso em metodologia ativa. Método: foi elaborado na Faculdade Pernambucana de Saúde, um estudo metodológico para elaboração e validação de um curso na modalidade à distância através das três primeiras fases do método de desenho instrucional tipo ADDIE, sendo as etapas: Análise, Desenho e Desenvolvimento para formulação do plano de conteúdo. Foi utilizada a Taxonomia revisada de Bloom para definição dos objetivos de aprendizagem. Na etapa de validação da semântica e do conteúdo, foi utilizada a estratégia de grupo de consenso, formado segundo critérios de elegibilidade. Resultados: o curso elaborado e validado tem duração prevista de 15 horas, apresenta dois módulos, onde o primeiro trata da ABP e o segundo, da elaboração de problemas. O cursista tem acesso a diversas mídias, como vídeoscribe, storytelling e telas interativas clicáveis. Ao longo do curso, são realizadas atividades avaliativas, tanto formativas quanto somativas. Conclusão: o curso de construção de problemas para docentes em área de saúde na modalidade à distância foi validado por especialistas e espera-se que aprimore o desenvolvimento do docente quanto a construção de problemas efetivos, colaborando com o processo de ensino aprendizagem de estudantes em grupos tutoriais. Descritores (DeCS): Aprendizagem ativa, Aprendizado Baseado em Problemas, Educação a distância, Tutor, Docente, Curso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAprendizado baseado em problemaspt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectTutorpt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectCursopt_BR
dc.titleElaboração e validação de curso para construção de problema na modalidade à distância na metodologia de aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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