Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/584
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUZA, Paula Azoubel de | - |
dc.contributor.author | FALBO NETO, Gilliatt Hanois | - |
dc.contributor.author | SILVA, Bruno Hipólito da | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-19T12:33:42Z | - |
dc.date.available | 2021-10-19T12:33:42Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/584 | - |
dc.description | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia de ensino ativa centrada no estudante. Para estimular a aprendizagem ativa, o problema apresentado ao aprendiz deve ser realista, instigador, desafiador e instrumental. O ensino a distância é uma modalidade flexível para atualização e desenvolvimento do docente, sendo uma ferramenta útil para a realização de curso sobre construção de problemas para tutores da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problema (ABP). Objetivo: elaborar e validar um curso na modalidade de educação a distância (EAD) para construção de problemas em saúde para uso em metodologia ativa. Método: foi elaborado na Faculdade Pernambucana de Saúde, um estudo metodológico para elaboração e validação de um curso na modalidade à distância através das três primeiras fases do método de desenho instrucional tipo ADDIE, sendo as etapas: Análise, Desenho e Desenvolvimento para formulação do plano de conteúdo. Foi utilizada a Taxonomia revisada de Bloom para definição dos objetivos de aprendizagem. Na etapa de validação da semântica e do conteúdo, foi utilizada a estratégia de grupo de consenso, formado segundo critérios de elegibilidade. Resultados: o curso elaborado e validado tem duração prevista de 15 horas, apresenta dois módulos, onde o primeiro trata da ABP e o segundo, da elaboração de problemas. O cursista tem acesso a diversas mídias, como vídeoscribe, storytelling e telas interativas clicáveis. Ao longo do curso, são realizadas atividades avaliativas, tanto formativas quanto somativas. Conclusão: o curso de construção de problemas para docentes em área de saúde na modalidade à distância foi validado por especialistas e espera-se que aprimore o desenvolvimento do docente quanto a construção de problemas efetivos, colaborando com o processo de ensino aprendizagem de estudantes em grupos tutoriais. Descritores (DeCS): Aprendizagem ativa, Aprendizado Baseado em Problemas, Educação a distância, Tutor, Docente, Curso. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado baseado em problemas | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.subject | Tutor | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.subject | Curso | pt_BR |
dc.title | Elaboração e validação de curso para construção de problema na modalidade à distância na metodologia de aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacao pós banca final (1).pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.