Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/578
Título: Curso para desenvolvimento de docentes da área de saúde em Aprendizagem Baseada em Equipes (Team Based Learning)
Autor(es): BASTOS, Tereza Christina Gomes do Nascimento e Silva
FALBO NETO, Gilliatt Hanois
MAIA, Paula Ferdinanda Conceição de Mascena Diniz
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Aprendizagem Colaborativa
Educação a distância
Estudo de Validação
Data do documento: 2021
Resumo: A evolução das ciências da saúde tem solicitado cada vez mais dos profissionais, o empenho em se capacitar para atender às demandas epidemiológicas da população da área em que vai atuar. Por sua vez, os docentes responsáveis pelos estudantes em formação, necessitam estar preparados pedagogicamente, de forma a contribuir para o desenvolvimento de indivíduos com pensamento crítico e habilidades necessárias para o desempenho do trabalho em equipe. As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Saúde (DCNs) reconhecem a necessidade de mudanças nos currículos de graduação, antes centradas no professor, disciplinares, produzindo uma aprendizagem passiva. Indicam a utilização de metodologias ativas, onde os estudantes devem desempenhar um papel central na sua aprendizagem, culminando numa melhor formação profissional. Dentre as proposições de metodologias ativas preconizadas pelas DCNs, destacamos, em meio a outros métodos, a Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE) ou Team Based Learning (TBL), cujos benefícios incluem o desenvolvimento de habilidade para uma aprendizagem auto dirigida, em equipe, contextualizada, e baseada em problemas reais da sociedade, oportunizando a compreensão da utilidade do que está sendo aprendido.
Descrição: Produto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/578
ISBN: 978-65-87018-96-6
Aparece nas coleções:Curso de curta duração



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.