Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/574
Título: Análise da implantação de aula invertida na aprendizagem do exame clínico no curso de medicina - Relatório técnico
Autor(es): PATRIOTA, Rodrigo de Lemos Soares
BEZERRA, Patrícia Gomes de Matos
DUQUE, Taciana Barbosa
LORENA, Suélem Barros de
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Exame físico
Educação médica
Aprendizagem
Anamnese
Metodologia
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Introdução: A Sala de Aula Invertida (SAI) é uma Metodologia Ativa de Aprendizagem caracterizada pelo envio antecipado de materiais didáticos aos estudantes, de modo que o momento sala-de-aula seja inteiramente dedicado a atividades não expositivas. A SAI foi implementada, desde 2019, para aprendizagem do Exame Clínico para alunos da graduação de Medicina na Faculdade Pernambucana de Saúde. Métodos: consistiu na análise de intervenção educacional com controle histórico sobre a implantação da metodologia da sala de aula invertida realizada em quatro fases. A primeira delas foi a avaliação da opinião de 2 tutores por meio de entrevista semiestruturada sobre o processo de implantação da SAI e funcionamento inicial. A segunda foi a avaliação de 44 estudantes de Medicina, por meio de questionário Likert, sobre a aprendizagem com a nova metodologia. A terceira consistiu na avaliação das notas obtidas pelos estudantes que vivenciaram o aprendizado do Exame Clínico em SAI em relação àqueles que vivenciaram a metodologia anterior baseada em miniexposição seguida de prática. A quarta fase consistiu na elaboração de Relatório Técnico sobre a implantação da SAI. Resultados: Os tutores conheciam pouco sobre a metodologia antes da implantação e acreditam que sua implantação promoveu ganhos, como uma maior dedicação dos estudantes ao estudo individual. As maiores dificuldades encontradas foram duas, readaptar o modus operandi dos monitores e criar muitas questões para os minitestes. Os tutores acreditam que as avaliações ainda precisam ser aprimoradas para captar melhor a aprendizagem do Exame Clínico. Os alunos se sentem bem adaptados e concordam com os benefícios da Sala de Aula Invertida, dentre eles: sentir-se estimulado a estudar, desenvolver a prática com mais facilidade e a presença dos pré-testes que ajudam a aprimorar o estudo individual. Os resultados da comparação das notas mostraram um aumento significativo nas notas ao comparar os alunos que vivenciaram a Sala de Aula Invertida com os que vivenciaram a metodologia anterior. Conclusão: A metodologia foi implantada de maneira satisfatória, de acordo com avaliação obtida por docentes e discentes e corroborada pela melhora dos escores obtidos pelos discentes. Palavras-chave: Exame Físico; Educação Médica; Aprendizagem; Anamnese; Metodologia.
Descrição: Produto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/574
ISBN: 978-65-84502-06-2
Aparece nas coleções:Relatório de Pesquisa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatório Técnico - Rodrigo de Lemos Soares Patriota.pdf259.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.