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dc.contributor.authorPATRIOTA, Rodrigo de Lemos Soares-
dc.contributor.authorBEZERRA, Patrícia Gomes de Matos-
dc.contributor.authorDUQUE, Taciana Barbosa-
dc.contributor.authorLORENA, Suélem Barros de-
dc.date.accessioned2021-08-31T11:42:30Z-
dc.date.available2021-08-31T11:42:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.isbn978-65-84502-06-2-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/574-
dc.descriptionProduto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A Sala de Aula Invertida (SAI) é uma Metodologia Ativa de Aprendizagem caracterizada pelo envio antecipado de materiais didáticos aos estudantes, de modo que o momento sala-de-aula seja inteiramente dedicado a atividades não expositivas. A SAI foi implementada, desde 2019, para aprendizagem do Exame Clínico para alunos da graduação de Medicina na Faculdade Pernambucana de Saúde. Métodos: consistiu na análise de intervenção educacional com controle histórico sobre a implantação da metodologia da sala de aula invertida realizada em quatro fases. A primeira delas foi a avaliação da opinião de 2 tutores por meio de entrevista semiestruturada sobre o processo de implantação da SAI e funcionamento inicial. A segunda foi a avaliação de 44 estudantes de Medicina, por meio de questionário Likert, sobre a aprendizagem com a nova metodologia. A terceira consistiu na avaliação das notas obtidas pelos estudantes que vivenciaram o aprendizado do Exame Clínico em SAI em relação àqueles que vivenciaram a metodologia anterior baseada em miniexposição seguida de prática. A quarta fase consistiu na elaboração de Relatório Técnico sobre a implantação da SAI. Resultados: Os tutores conheciam pouco sobre a metodologia antes da implantação e acreditam que sua implantação promoveu ganhos, como uma maior dedicação dos estudantes ao estudo individual. As maiores dificuldades encontradas foram duas, readaptar o modus operandi dos monitores e criar muitas questões para os minitestes. Os tutores acreditam que as avaliações ainda precisam ser aprimoradas para captar melhor a aprendizagem do Exame Clínico. Os alunos se sentem bem adaptados e concordam com os benefícios da Sala de Aula Invertida, dentre eles: sentir-se estimulado a estudar, desenvolver a prática com mais facilidade e a presença dos pré-testes que ajudam a aprimorar o estudo individual. Os resultados da comparação das notas mostraram um aumento significativo nas notas ao comparar os alunos que vivenciaram a Sala de Aula Invertida com os que vivenciaram a metodologia anterior. Conclusão: A metodologia foi implantada de maneira satisfatória, de acordo com avaliação obtida por docentes e discentes e corroborada pela melhora dos escores obtidos pelos discentes. Palavras-chave: Exame Físico; Educação Médica; Aprendizagem; Anamnese; Metodologia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectExame físicopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAnamnesept_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleAnálise da implantação de aula invertida na aprendizagem do exame clínico no curso de medicina - Relatório técnicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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