Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/514
Título: Elaboração de curso à distância para a atuação efetiva do tutor no Fórum na aprendizagem baseada em problemas
Autor(es): VERGOLINO, Thaís Vasconcelos Oliveira
FALBO, Ana Rodrigues
SILVA, Bruno Hipólito da
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem
Educação à distância
Aprendizagem Baseada em Problemas
Aprendizagem Colaborativa
Data do documento: 2021
Resumo: INTRODUÇÃO: na Aprendizagem Baseada em Problemas os grupos tutoriais acontecem em encontros presenciais, geralmente duas vezes por semana, sendo no primeiro encontro realizada a análise ou abertura de um problema e no segundo a sua discussão ou fechamento. Entre os encontros presenciais, com a finalidade de manter a funcionalidade do grupo e oferecer um espaço acadêmico de apoio aos estudantes, pode ser utilizada uma ferramenta do Ambiente Virtual de Aprendizagem denominada de fórum, a qual favorece a construção coletiva do conhecimento na perspectiva da aprendizagem colaborativa. Para que o fórum funcione de maneira efetiva, torna-se fundamental o treinamento adequado dos tutores e estudantes para a sua utilização. OBJETIVO: elaborar e validar um curso na modalidade a distância para a participação do tutor no fórum na aprendizagem baseada em problemas. MÉTODOS: foi realizado um estudo metodológico para a elaboração de curso na modalidade à distância, utilizando desenho instrucional ADDIE, desenvolvendo as etapas de Análise (identificação das principais necessidades da população-alvo), Desenho (elaboração de todo o planejamento do curso, seleção dos conteúdos, definição dos objetivos de aprendizagem, das estratégias de ensino e das atividades de aprendizagem, formando assim, o plano de ensino), Desenvolvimento (produção de todo material didático, das ferramentas, tecnologias e da preparação das mídias e programas). Nesse estudo não foram incluídas as de Implementação e Avaliação. Para a definição dos objetivos de aprendizagem foi utilizada a Taxonomia revisada de Bloom. O estudo foi desenvolvido na Faculdade Pernambucana de Saúde, durante o período entre novembro de 2018 a novembro de 2020. A população do estudo foi composta por tutores do curso de Medicina que participaram do grupo focal durante a fase de análise de elaboração do curso, selecionados por conveniência, e por especialistas que participaram do painel de validação do conteúdo. A validação do conteúdo foi realizada por um painel de especialistas, por via remota, por meio da plataforma Cisco Webex e suas contribuições se basearam no critério de consenso. RESULTADOS: na fase de análise de elaboração do curso foram diagnosticadas as principais necessidades dos tutores na dinâmica do fórum, sendo elucidado que as maiores limitações foram entender a finalidade do fórum e suas formas de aplicação e a falta de um instrumento de avaliação. Na fase do desenho foi estabelecida a carga horária do curso, com duração de cinco horas, a definição dos objetivos de aprendizagem, baseado na Taxonomia revisada de Bloom, e a elaboração das três Unidades Pedagógicas: 1) Ambientes Virtuais de Aprendizagem; 2) Noções básicas da Aprendizagem Colaborativa; 3) O papel do tutor no fórum e suas formas de intervenção. A fase de desenvolvimento do curso envolveu o planejamento de cada tela com os conteúdos e os recursos tecnológicos de aprendizagem (avatar, imagens, vídeos, hiperlinks, jogos de arrastar e elaboração de questões) para envio à coordenação de EAD para a produção final do material. CONCLUSÕES: foi elaborado um curso para a participação do tutor no fórum, utilizando-se a estratégia de desenho instrucional ADDIE e a taxonomia revisada de Bloom para a definição dos objetivos de aprendizagem, tendo sido realizada a validação de conteúdo do mesmo. Espera-se dessa forma que o fórum se torne uma ferramenta que proporcione um espaço de colaboração entre todos os seus participantes, contribuindo para um processo de aprendizagem mais efetivo. Palavras-chave (DeCS): Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação à distância, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Colaborativa, Tutor.
Descrição: Dissertação apresentada na Faculdade Pernambucana de Saúde como parte dos requisitos para obtenção do grau de mestre no Programa em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/514
Aparece nas coleções:TCC (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thais Vergolino.pdf909.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.