Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/505
Título: | Matriz curricular, competências necessárias à formação médica e o papel de diferentes cenários de aprendizagem na percepção de gestores do currículo e estudantes de uma escola médica do Nordeste brasileiro |
Autor(es): | CAJUEIRO, Francisco Candido Monteiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Palavras-chave: | Educação médica Escolas médicas Competências profissionais Conduta na prática dos médicos |
Data do documento: | 2014 |
Resumo: | RESUMO Cenário: No Brasil, a criação de um sistema de saúde contra-hegemônico no final do século XX, o Sistema Único de Saúde – pautado em princípios éticos e humanísticos – emergiu a necessidade social da formação de um novo profissional médico. O desafio dos gestores da educação é expressar o perfil proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais/2001 (DCN/2001) para formar médicos aptos a atuar no SUS, utilizando os conhecimentos pedagógicos em educação médica para traduzir no currículo uma proposta transformadora para esta realidade. Objetivo: Avaliar a percepção de gestores do currículo e estudantes de medicina a respeito da importância dos módulos que compõem a matriz curricular e das competências preconizadas pelas DCN/2001 para a formação médica, identificando os principais cenários onde essas competências devem ser adquiridas. Métodos: Estudo observacional, descritivo, de corte transversal e metodologia quantitativa. A população do estudo foi composta por 129 estudantes cursando o 6°ano do curso médico da Faculdade Pernambucana de Saúde e onze docentes que integram o Núcleo Docente Estruturante (NDE). A coleta de dados ocorreu entre agosto e novembro de 2012. Resultados: Em relação à importância das competências necessárias à formação médica, em todos os quesitos estudantes (variação de Ranking Médio de 3,81 a 4,82) e docentes - NDE (variação de Ranking Médio de 4,40 a 5,00) opinaram de forma convergente. "Conhecimento clínico e científico" (RM 4,82), "Postura ética e reflexiva" (RM 4,71), "Educação permanente (RM 4,64), "Comunicação e empatia" (RM 4,63) e "Formação generalista" (RM 4,59) foram as competências mais conceituadas entre os estudantes. Ao avaliar a matriz curricular, diferente das avaliações dos docentes que integram o NDE, os estudantes atribuíram, com significância estatística, menor importância à formação médica aos módulos dos eixos doutrinários "Atitudes e Relações Humanas" e "Ética da Vida e da Liberdade", respectivamente: Bioética (7,05 DP 2,53, p=0,012), Metodologia científica e Pedagogia (6,85 DP 2,44, p=0,001), Deontologia médica (6,72 DP 2,37, p=0,009), Bases filosóficas da ética (6,72 DP 2,39, p=0,001), Estudo da desigualdade (6,19 DP 2,40, p<0,001), Teologia (5,74 DP 2,89, p=0,002), Introdução a Filosofia (5,64 DP 2,80, p=0,001), Integrações e práticas de humanização (5,27 DP 2,97, p<0,001), Filosofia da ciência (5,23 DP 2,55, p<0,001) e Psicoterapia (5,18 DP 2,72, p=0,002). Levando em consideração a faculdade como cenário para aquisição de competências; ¨Postura ética e reflexiva" (65,5%), ¨Responsabilidade social" (60,9%), ¨Liderança e tomada de decisões" (59,1%), "Atuação no cenário SUS" (57,3%) e Gerenciamento e administração da força de trabalho" (43,6%) foram os atributos menos citados como passíveis de aquisição através do meio acadêmico pelos alunos. Diferente dos docentes - NDE, os estudantes atribuem menor importância à vida profissional como cenário para o desenvolvimento de "Comunicação e empatia" (p=0,032), "Educação permanente" (p=0,030), "Postura ética e reflexiva" (p=0,010) e "Responsabilidade social" (p=0,006). O núcleo familiar e a religião foram melhor conceituados por estudantes e docentes – NDE como cenários para o desenvolvimento das competências: "Responsabilidade social¨, "Comunicação e empatia" e "Postura ética e reflexiva". Conclusão: Gestores e estudantes concordam com a importância das competências propostas pelas DCN/2001 para a formação médica, porém ao avaliar a matriz curricular, os estudantes atribuem menor importância aos módulos dos eixos eixos doutrinários: "Atitudes e Relações humanas" e "Ética da Vida e da Liberdade” para a formação profissional. Ambos concordam que cenários de aprendizagem extra-acadêmicos como a vida profissional, o núcleo familiar e a religião possuem papel importante na aquisição de competências necessárias à formação médica. Palavras-chave: Educação Médica, Currículo, Escolas Médicas, Competências Profissionais, Estudantes de Medicina, Docentes de Medicina, Conduta na Prática dos Médicos. |
Descrição: | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/505 |
Aparece nas coleções: | TCC (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Francisco Candido Monteiro Cajueiro.pdf | 1.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.