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dc.contributor.authorCAJUEIRO, Francisco Candido Monteiro-
dc.date.accessioned2021-03-23T21:16:03Z-
dc.date.available2021-03-23T21:16:03Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/505-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino de Graduação na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Cenário: No Brasil, a criação de um sistema de saúde contra-hegemônico no final do século XX, o Sistema Único de Saúde – pautado em princípios éticos e humanísticos – emergiu a necessidade social da formação de um novo profissional médico. O desafio dos gestores da educação é expressar o perfil proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais/2001 (DCN/2001) para formar médicos aptos a atuar no SUS, utilizando os conhecimentos pedagógicos em educação médica para traduzir no currículo uma proposta transformadora para esta realidade. Objetivo: Avaliar a percepção de gestores do currículo e estudantes de medicina a respeito da importância dos módulos que compõem a matriz curricular e das competências preconizadas pelas DCN/2001 para a formação médica, identificando os principais cenários onde essas competências devem ser adquiridas. Métodos: Estudo observacional, descritivo, de corte transversal e metodologia quantitativa. A população do estudo foi composta por 129 estudantes cursando o 6°ano do curso médico da Faculdade Pernambucana de Saúde e onze docentes que integram o Núcleo Docente Estruturante (NDE). A coleta de dados ocorreu entre agosto e novembro de 2012. Resultados: Em relação à importância das competências necessárias à formação médica, em todos os quesitos estudantes (variação de Ranking Médio de 3,81 a 4,82) e docentes - NDE (variação de Ranking Médio de 4,40 a 5,00) opinaram de forma convergente. "Conhecimento clínico e científico" (RM 4,82), "Postura ética e reflexiva" (RM 4,71), "Educação permanente (RM 4,64), "Comunicação e empatia" (RM 4,63) e "Formação generalista" (RM 4,59) foram as competências mais conceituadas entre os estudantes. Ao avaliar a matriz curricular, diferente das avaliações dos docentes que integram o NDE, os estudantes atribuíram, com significância estatística, menor importância à formação médica aos módulos dos eixos doutrinários "Atitudes e Relações Humanas" e "Ética da Vida e da Liberdade", respectivamente: Bioética (7,05 DP 2,53, p=0,012), Metodologia científica e Pedagogia (6,85 DP 2,44, p=0,001), Deontologia médica (6,72 DP 2,37, p=0,009), Bases filosóficas da ética (6,72 DP 2,39, p=0,001), Estudo da desigualdade (6,19 DP 2,40, p<0,001), Teologia (5,74 DP 2,89, p=0,002), Introdução a Filosofia (5,64 DP 2,80, p=0,001), Integrações e práticas de humanização (5,27 DP 2,97, p<0,001), Filosofia da ciência (5,23 DP 2,55, p<0,001) e Psicoterapia (5,18 DP 2,72, p=0,002). Levando em consideração a faculdade como cenário para aquisição de competências; ¨Postura ética e reflexiva" (65,5%), ¨Responsabilidade social" (60,9%), ¨Liderança e tomada de decisões" (59,1%), "Atuação no cenário SUS" (57,3%) e Gerenciamento e administração da força de trabalho" (43,6%) foram os atributos menos citados como passíveis de aquisição através do meio acadêmico pelos alunos. Diferente dos docentes - NDE, os estudantes atribuem menor importância à vida profissional como cenário para o desenvolvimento de "Comunicação e empatia" (p=0,032), "Educação permanente" (p=0,030), "Postura ética e reflexiva" (p=0,010) e "Responsabilidade social" (p=0,006). O núcleo familiar e a religião foram melhor conceituados por estudantes e docentes – NDE como cenários para o desenvolvimento das competências: "Responsabilidade social¨, "Comunicação e empatia" e "Postura ética e reflexiva". Conclusão: Gestores e estudantes concordam com a importância das competências propostas pelas DCN/2001 para a formação médica, porém ao avaliar a matriz curricular, os estudantes atribuem menor importância aos módulos dos eixos eixos doutrinários: "Atitudes e Relações humanas" e "Ética da Vida e da Liberdade” para a formação profissional. Ambos concordam que cenários de aprendizagem extra-acadêmicos como a vida profissional, o núcleo familiar e a religião possuem papel importante na aquisição de competências necessárias à formação médica. Palavras-chave: Educação Médica, Currículo, Escolas Médicas, Competências Profissionais, Estudantes de Medicina, Docentes de Medicina, Conduta na Prática dos Médicos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEscolas médicaspt_BR
dc.subjectCompetências profissionaispt_BR
dc.subjectConduta na prática dos médicospt_BR
dc.titleMatriz curricular, competências necessárias à formação médica e o papel de diferentes cenários de aprendizagem na percepção de gestores do currículo e estudantes de uma escola médica do Nordeste brasileiropt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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