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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/186
Título: | Análise da implementação do modelo de ensino one minute preceptor na vivência da prática profissional de estudantes de fisioterapia de uma faculdade do Nordeste brasileiro |
Autor(es): | PIMENTEL, Claudluce Marques Programa de pós-graduação stricto sensu mestrado profissional em educação para o ensino na área de saúde |
Palavras-chave: | Preceptoria Fisioterapia Educação baseada em competências |
Data do documento: | 2019 |
Resumo: | Cenário: O preceptor é fundamental no processo ensino-aprendizagem, com função de ensinar por meio de instruções formais, com objetivos e metas específicas, o estudante a desenvolver aptidões clínicas favorecendo a aquisição de competências em situações reais no ambiente de trabalho. Para melhorar as habilidades de ensino por parte dos preceptores, a literatura descreve diversas técnicas, entre elas, o modelo de microhabilidades, o One Minute Preceptor ou “Preceptor de um minuto” que propõe um conjunto estruturado de cinco passos centrados no estudante diferentemente do método tradicional de ensino. Objetivo: Analisar a implementação do One Minute Preceptor na vivência da prática profissional em um curso de fisioterapia no Nordeste brasileiro. Método: Trata-se de um estudo de intervenção de análise quantitativa e qualitativa, tipo sequencial explanatório que obedeceu às orientações da resolução no 510/16 aprovada pelo CAAE: 00447218.0.0000.5201 mediante as orientações do Conselho Nacional de Saúde. A coleta dos dados ocorreu no cenário de prática da Faculdade Pernambucana de Saúde, o centro especializado em reabilitação IV, situado no hospital de ensino, entre os meses de fevereiro a julho de 2019, sendo a amostra estabelecida por conveniência. Aconteceu em quatro fases: Primeira - aplicação de um questionário estruturado sobre a percepção da vivência da prática profissional sob a visão do estudante, e da preceptoria sob a visão do preceptor. Segunda – capacitação dos preceptores seguindo o modelo One Minute Preceptor. Terceira: vivência da prática profissional seguindo o one minute preceptor e a quarta fase, realização de dois grupos focais, com os estudantes e um outro com os preceptores. Os dados quantitativos foram tratados e analisados pelo Microsoft Office Excel 2016 e pelo Software Rstudio. A avaliação qualitativa seguiu a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: De um total de 25 estudantes do quarto e sexto períodos do curso de fisioterapia em atividade prática no cenário de coleta de dados, 20 participaram do estudo. Entre os 17 preceptores do centro de reabilitação IV que recebem esses estudantes, 10 participaram da pesquisa. Em relação a capacitação em preceptoria 90% dos preceptores não participaram, 80% foram formados na graduação a partir do método tradicional de ensino e 50% concordaram que se sentem capacitados para desenvolver a preceptoria. Dos estudantes, 55% estavam totalmente satisfeitos com as habilidades do seu preceptor no desenvolvimento das vivências práticas e 40% também estavam totalmente satisfeitos com a forma que seu preceptor conduzia as atividades. Os resultados pós-capacitação com o One Minute Preceptor, mostraram que a implementação desse modelo na vivência prática de estudantes de fisioterapia foi analisada de maneira positiva tanto pelos preceptores quanto pelos estudantes, e que o modelo atende a metodologia ativa de ensino e ao desenvolvimento crítico e reflexivo dos estudantes. Como produtos técnicos foram elaborados um manual auto instrucional de preceptoria baseada no modelo One Minute Preceptor e um relatório técnico que tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa a instituição de ensino superior, local do estudo acerca da utilização do One Minute Preceptor como estratégia para melhorar o exercício da preceptoria. Conclusão: A implementação do modelo One Minute Preceptor foi analisada de forma satisfatória na vivência da prática profissional por estudantes e preceptores de fisioterapia, parecendo contribuir positivamente com o desenvolvimento dessa prática, facilitando o raciocínio clínico e crítico dos estudantes e melhorando a condução e a oferta do feedback por parte dos preceptores. |
Descrição: | Dissertação apresentada em cumprimento as exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde –FPS. Linha de Pesquisa: Estratégias, Ambientes e Produtos Educacionais Inovadores. Orientadora: Profª. Drª Juliany Silveira Braglia Cesar Vieira e Co-orientadora: Profª Dra. Juliana Monteiro Costa. |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/186 |
Aparece nas coleções: | TCC (Dissertações) |
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