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dc.contributor.authorPIMENTEL, Claudluce Marques-
dc.date.accessioned2020-03-04T13:31:46Z-
dc.date.available2020-03-04T13:31:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/186-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento as exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde –FPS. Linha de Pesquisa: Estratégias, Ambientes e Produtos Educacionais Inovadores. Orientadora: Profª. Drª Juliany Silveira Braglia Cesar Vieira e Co-orientadora: Profª Dra. Juliana Monteiro Costa.pt_BR
dc.description.abstractCenário: O preceptor é fundamental no processo ensino-aprendizagem, com função de ensinar por meio de instruções formais, com objetivos e metas específicas, o estudante a desenvolver aptidões clínicas favorecendo a aquisição de competências em situações reais no ambiente de trabalho. Para melhorar as habilidades de ensino por parte dos preceptores, a literatura descreve diversas técnicas, entre elas, o modelo de microhabilidades, o One Minute Preceptor ou “Preceptor de um minuto” que propõe um conjunto estruturado de cinco passos centrados no estudante diferentemente do método tradicional de ensino. Objetivo: Analisar a implementação do One Minute Preceptor na vivência da prática profissional em um curso de fisioterapia no Nordeste brasileiro. Método: Trata-se de um estudo de intervenção de análise quantitativa e qualitativa, tipo sequencial explanatório que obedeceu às orientações da resolução no 510/16 aprovada pelo CAAE: 00447218.0.0000.5201 mediante as orientações do Conselho Nacional de Saúde. A coleta dos dados ocorreu no cenário de prática da Faculdade Pernambucana de Saúde, o centro especializado em reabilitação IV, situado no hospital de ensino, entre os meses de fevereiro a julho de 2019, sendo a amostra estabelecida por conveniência. Aconteceu em quatro fases: Primeira - aplicação de um questionário estruturado sobre a percepção da vivência da prática profissional sob a visão do estudante, e da preceptoria sob a visão do preceptor. Segunda – capacitação dos preceptores seguindo o modelo One Minute Preceptor. Terceira: vivência da prática profissional seguindo o one minute preceptor e a quarta fase, realização de dois grupos focais, com os estudantes e um outro com os preceptores. Os dados quantitativos foram tratados e analisados pelo Microsoft Office Excel 2016 e pelo Software Rstudio. A avaliação qualitativa seguiu a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: De um total de 25 estudantes do quarto e sexto períodos do curso de fisioterapia em atividade prática no cenário de coleta de dados, 20 participaram do estudo. Entre os 17 preceptores do centro de reabilitação IV que recebem esses estudantes, 10 participaram da pesquisa. Em relação a capacitação em preceptoria 90% dos preceptores não participaram, 80% foram formados na graduação a partir do método tradicional de ensino e 50% concordaram que se sentem capacitados para desenvolver a preceptoria. Dos estudantes, 55% estavam totalmente satisfeitos com as habilidades do seu preceptor no desenvolvimento das vivências práticas e 40% também estavam totalmente satisfeitos com a forma que seu preceptor conduzia as atividades. Os resultados pós-capacitação com o One Minute Preceptor, mostraram que a implementação desse modelo na vivência prática de estudantes de fisioterapia foi analisada de maneira positiva tanto pelos preceptores quanto pelos estudantes, e que o modelo atende a metodologia ativa de ensino e ao desenvolvimento crítico e reflexivo dos estudantes. Como produtos técnicos foram elaborados um manual auto instrucional de preceptoria baseada no modelo One Minute Preceptor e um relatório técnico que tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa a instituição de ensino superior, local do estudo acerca da utilização do One Minute Preceptor como estratégia para melhorar o exercício da preceptoria. Conclusão: A implementação do modelo One Minute Preceptor foi analisada de forma satisfatória na vivência da prática profissional por estudantes e preceptores de fisioterapia, parecendo contribuir positivamente com o desenvolvimento dessa prática, facilitando o raciocínio clínico e crítico dos estudantes e melhorando a condução e a oferta do feedback por parte dos preceptores.pt_BR
dc.description.sponsorshipScenario: The preceptor is fundamental in the teaching-learning process, with the function of teaching through formal instructions, with specific goals and objectives, the student to develop clinical skills favoring the acquisition of competences in real situations in the workplace. To improve preceptors' teaching skills, the literature describes a variety of techniques, including the micro-skills model, the One Minute Preceptor, or “One Minute Preceptor,” which proposes a structured set of five student-centered steps unlike the method. traditional teaching. Objective: To analyze the implementation of One Minute Preceptor in the experience of professional practice in a physiotherapy course in Northeast Brazil. Method: This is an intervention study of quantitative and qualitative analysis, sequential explanatory type that obeyed the guidelines of the resolution 510/16 approved by CAAE: 00447218.0.0000.5201 through the guidelines of the National Health Council. Data collection occurred In the practice setting of the Pernambuco School of Health, the specialized center for IV rehabilitation, located in the teaching hospital, from February to July 2019, and the sample was established by convenience. It happened in four phases: First - the application of a structured questionnaire about the perception of the professional practice experience from the student's perspective, and from the preceptorship from the preceptor's perspective. Second - training of preceptors following the One Minute Preceptor model. Third: experience of professional practice following the one minute preceptor and the fourth phase, conducting two focus groups, with students and one with preceptors. Quantitative data were processed and analyzed by Microsoft Office Excel 2016® and Rstudio Software®. The qualitative assessment followed Bardin's content analysis. Results: From a total of 25 students from the fourth and sixth periods of the physical therapy course in practice in the data collection scenario, 20 participated in the study. Among the 17 preceptors of the IV rehabilitation center receiving these students, 10 participated in the survey. Regarding preceptorship training 90% of preceptors did not participate, 80% were graduated from the traditional teaching method and 50% agreed that they feel able to develop preceptorship. Of the students, 55% were totally satisfied with their preceptor's ability to develop practical experiences and 40% were also completely satisfied with the way their preceptor conducted the activities. The post-training results with One Minute Preceptor showed that the implementation of this model in the practical experience of physical therapy students was positively analyzed by both preceptors and students, and that the model meets the active teaching methodology and critical development. and reflective of students. As technical products, a self-instructional preceptorship manual based on the One Minute Preceptor model was prepared and a technical report aimed at presenting the research results to the higher education institution, the study site about the use of One Minute Preceptor as a strategy to improve the exercise of preceptorship. Conclusion: The implementation of the One Minute Preceptor model was satisfactorily analyzed in the experience of professional practice by students and physiotherapy preceptors. It seems to contribute positively to the development of this practice, facilitating the clinical and critical thinking of the students and improving the driving and the offer. feedback from the preceptors.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectEducação baseada em competênciaspt_BR
dc.titleAnálise da implementação do modelo de ensino one minute preceptor na vivência da prática profissional de estudantes de fisioterapia de uma faculdade do Nordeste brasileiropt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de pós-graduação stricto sensu mestrado profissional em educação para o ensino na área de saúdept_BR
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