Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/181
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | PIRES, Steffany Kelly Pontes | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T12:39:19Z | - |
dc.date.available | 2020-03-03T12:39:19Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/181 | - |
dc.description | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de mestre em Educação para o Ensino na área da Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: No processo de construção do conhecimento o indivíduo passa por associações diversas entre novos conceitos e seu conhecimento prévio, chegando à aprendizagem significativa que proporciona organização e maior retenção de informações. Para aprimorar este processo, mapas conceituais (MC) são estratégias de aprendizagem que podem ser usadas pois organizam o conhecimento e interligam conceitos relacionados, contribuindo para o processo de aprendizagem e estimulando o cognitivo. A elaboração de um curso para construção de mapas conceituais é pertinente para colaborar para a formação de docentes e discentes da área da saúde, sendo útil como ferramenta em ambientes de aprendizagem diversos. Objetivo: Elaborar e validar um curso na modalidade à distância para construção de mapas conceituais como estratégia de aprendizagem. Método: Foi elaborado um curso seguindo as fases do desenho instrucional baseado no ADDIE (análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação). A revisão de literatura para elaboração do plano de ensino foi realizada nas bases de dados Scielo, Lilacs, Eric e PubMed. Na etapa de validação foi usada a estratégia de grupo de consenso. Resultados: Foi definido o público-alvo; As ferramentas do curso foram listadas e o plano de ensino do curso foi desenvolvido. Após a elaboração do plano de ensino, o conteúdo do curso, atividades e avaliações foram produzidos e logo após foi feita a validação do conteúdo por especialistas em educação, que sugeriram aprimoramentos no curso. As sugestões foram incorporadas e um novo plano de ensino foi elaborado. O curso é composto por dois módulos, onde o primeiro trata do processo de aprendizagem (aprendizagem significativa) e apresenta duas unidades pedagógicas; o segundo módulo aborda a história, tipos e elaboração de mapas conceituais e contém quatro unidades pedagógicas. Durante o curso à medida que avança nas unidades o cursista tem acesso a mídias diversas, trazendo assim, uma experiência leve e lúdica. Além disto, o cursista precisa realizar atividades avaliativas ao longo do curso, e ao final do conteúdo, também realiza uma avaliação final. Conclusão: Abordar a construção de MC como estratégia de aprendizagem de forma dinâmica traz o cursista para reflexão de pontos importantes no processo de aprendizagem. O curso trabalha o aprimoramento de técnicas necessárias para construção de MC de modo que esta ferramenta seja utilizada por docentes e discentes em ambientes de aprendizagem diversos, colaborando para a aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Mapa conceitual | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um curso para construção de mapas conceituais como estratégia de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO STEFFANY PONTES FINAL CORRIGIDA.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.