Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/154
Título: | Análise do programa de residência em enfermagem de um hospital de referência do Recife sob a perspectiva dos envolvidos: um estudo qualitativo |
Autor(es): | ROCHA, Betty Wilma da Costa Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Palavras-chave: | Avaliação de desempenho Treinamento em serviço Educação de Pós-Graduação em Enfermagem |
Data do documento: | 2015 |
Resumo: | Introdução: A residência facilita o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes à profissão através da exercitação cotidiana. Objetivo: Analisar o programa de Residência de Enfermagem em Pneumologia sob a perspectiva dos envolvidos. Métodos: Estudo qualitativo com abordagem fenomenológica. Realizado através de grupo focal e entrevistas individuais semiestruturadas para residentes e preceptores, respectivamente. As falas foram gravadas, transcritas e arquivadas. Foi escolhido um pseudônimo para cada indivíduo. Resultados: Após o consenso de três analistas, os temas foram: Currículo do programa, Preceptor e Avaliação. Foram encontradas 11 categorias no grupo dos residentes e 10 no dos preceptores. As categorias convergentes nos dois grupos foram: Carga horária exaustiva, Objetivos de aprendizagem e competências desconhecidos, Estratégias, ambientes e recursos educacionais adequados, Percepção equivocada da função do residente e Instrumento de avaliação superficial. As categorias divergentes entre os envolvidos foram: Sobrecarga de funções, Conflito de identidade profissional e Momento inadequado da avaliação que emergiram apenas nos preceptores e Papel docente ineficiente, Formação inadequada de alguns preceptores, Necessidade de capacitação docente e Ausência de auto avaliação e feedback para os residentes. As potencialidades do programa foram ocorrência de estratégias e recursos educacionais adequados, a oportunidade de integração com a equipe multiprofissional, e ser localizado em um hospital de referência. As fragilidades foram a preceptoria e avaliação. Contudo, o programa segue as diretrizes e princípios do sistema único de saúde, possuindo resoluções que o regulamenta. Conclusões: Emergiram os mesmos três temas para os dois grupos envolvidos, 11 categorias nos residentes e 10 nos preceptores, onde apesar delas serem específicas interligam-se reforçando o fenômeno estudado. Como o tema é bastante complexo e de ampla discussão, não se pode esgotar em todas as respostas, merecendo novos e mais debates para aprofundamento da temática que envolve todos os interessados. Os envolvidos acreditam que apesar das fragilidades apontadas, os benefícios pessoais e profissionais ao profissional egresso superam as possíveis falhas existentes no sistema atual. Ainda sim, é uma grande oportunidade de crescimento pessoal, intelectual e profissional participar de um programa de residência. |
Descrição: | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na área de saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Linha de Pesquisa: Avaliação de estudantes, da aprendizagem e de ambientes de ensino-aprendizagem Orientadora: Prof.ª. Dra. Luciana Marques Andreto Coorientador: Prof. MsC. Rafael Batista de Oliveira |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/154 |
Aparece nas coleções: | TCC (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Betty_Wilma_da_Costa_Rocha.pdf | 926.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.