Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/152
Título: | Percepção dos docentes do curso de fisioterapia de uma instituição de ensino superior em Recife acerca da avaliação cognitiva |
Autor(es): | FRANCA, Adriana Cytha Pinho da Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Palavras-chave: | Avaliação Educação Superior Fisioterapia Docente |
Data do documento: | 2015 |
Resumo: | Introdução: A educação superior nos cursos da área de saúde vem passando por importantes mudanças nas ultimas decadas,esse movimento esta relacionado às profundas reformas sociais,economicas e culturais nas quais as Instituições de Ensino Superior são chamadas a rever modelos,teorias,conceitos e práticas.Neste contexto, temos que nos últimos dez anos, o debate sobre a mudança na formação de profissionais de saúde por meio da articulação entre os setores da saúde e da educação ganhou importância, levando inclusive à proposição de políticas públicas voltadas unicamente a este fim. Esses fatos em conjunto representaram um começo no processo de mudanças na formação em saúde, pois despertaram um novo pensar em educação superior e a necessidade de rompimento com os modelos tradicionais de ensino apontando para a integração de conteúdos e para a utilização de metodologias ativas de ensino. Neste cenário de grande complexidade nos temas que envolvem a educação, a discussão sobre a importância da avaliação no contexto das práticas educacionais é importante principalmente quando o intuito é buscar formas justas, precisas e válidas para a avaliação do aprendizado. Desta forma, todo ato avaliativo, tem-se aperfeiçoado e reconstruído na intenção de ser elemento fundamental e imprescindível ao processo de ensino aprendizagem. Com isso deixa de ser apenas uma ação administrativa e que pouco agrega ao conhecimento para ser um indicador da qualidade e do processo de ensino Objetivo: Esta pesquisa teve como proposta, analisar a avaliação cognitiva sob a perspectiva docente e suas associações com o processo de ensino e aprendizagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizado no Instituto Pernambucano de Ensino Superior. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2014 a fevereiro de 2015 e a população do estudo foi composta 8 docentes do curso de Fisioterapia. Foram realizados dois grupos focais e em seguida, foi empregada à técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin com enfoque na análise temática, definindo-se sete categorias distintas: percepção da avaliação, objetivos da avaliação, tipos de avaliação, caracterização da avaliação, fragilidades da avaliação como processo de ensino-aprendizagem, necessidade de reestruturação do processo avaliativo e necessidade de expertise pedagógica. Resultados:Foram identificados pela análise das falas que emergiram dos participantes potencialidades dentre elas o reconhecimento da avaliação como elemento norteador no processo ensino-aprendizagem e a diversificação nas ferramentas avaliativas.Como fragilidades tem-se destaque para o planejamento incipiente das atividades avaliativas ,a falta de integração entre os pares e a formação pedagógica e didática insuficiente.Como alternativa de mudança foram apontadas como sugestões: implementação de capacitações pedagógicas e elaboração de módulos interdisciplinares.Conclusão:Ficou evidenciado no processo de desenvolvimento da pesquisa que os sujeitos apresentam conhecimento sobre o processo avaliativo embora não em sua totalidade,que associam os objetivos de avaliação com o processo de ensino-aprendizagem,utilizam com maior freqüência as avaliações somativas, destacam a necessidade de melhor formação pedagógica, apresentam práticas destoantes do projeto pedagógico do curso, reconhecendo a necessidade de mudanças em suas práticas. |
Descrição: | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Linha de pesquisa: Avaliação de estudantes, da aprendizagem e de ambientes de ensino-aprendizagem. Orientador(a): Profa. Dra. Juliany Silveira Braglia César Vieira Coorientador(a) Profa. Ms.Emanuelle Pessa Valente |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/152 |
Aparece nas coleções: | TCC (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriana_Cytha_Pinho_da_Franca.pdf | 805.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.