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dc.contributor.authorFRANCA, Adriana Cytha Pinho da-
dc.date.accessioned2019-04-03T19:53:54Z-
dc.date.available2019-04-03T19:53:54Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/152-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. Linha de pesquisa: Avaliação de estudantes, da aprendizagem e de ambientes de ensino-aprendizagem. Orientador(a): Profa. Dra. Juliany Silveira Braglia César Vieira Coorientador(a) Profa. Ms.Emanuelle Pessa Valentept_BR
dc.description.abstractIntrodução: A educação superior nos cursos da área de saúde vem passando por importantes mudanças nas ultimas decadas,esse movimento esta relacionado às profundas reformas sociais,economicas e culturais nas quais as Instituições de Ensino Superior são chamadas a rever modelos,teorias,conceitos e práticas.Neste contexto, temos que nos últimos dez anos, o debate sobre a mudança na formação de profissionais de saúde por meio da articulação entre os setores da saúde e da educação ganhou importância, levando inclusive à proposição de políticas públicas voltadas unicamente a este fim. Esses fatos em conjunto representaram um começo no processo de mudanças na formação em saúde, pois despertaram um novo pensar em educação superior e a necessidade de rompimento com os modelos tradicionais de ensino apontando para a integração de conteúdos e para a utilização de metodologias ativas de ensino. Neste cenário de grande complexidade nos temas que envolvem a educação, a discussão sobre a importância da avaliação no contexto das práticas educacionais é importante principalmente quando o intuito é buscar formas justas, precisas e válidas para a avaliação do aprendizado. Desta forma, todo ato avaliativo, tem-se aperfeiçoado e reconstruído na intenção de ser elemento fundamental e imprescindível ao processo de ensino aprendizagem. Com isso deixa de ser apenas uma ação administrativa e que pouco agrega ao conhecimento para ser um indicador da qualidade e do processo de ensino Objetivo: Esta pesquisa teve como proposta, analisar a avaliação cognitiva sob a perspectiva docente e suas associações com o processo de ensino e aprendizagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizado no Instituto Pernambucano de Ensino Superior. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2014 a fevereiro de 2015 e a população do estudo foi composta 8 docentes do curso de Fisioterapia. Foram realizados dois grupos focais e em seguida, foi empregada à técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin com enfoque na análise temática, definindo-se sete categorias distintas: percepção da avaliação, objetivos da avaliação, tipos de avaliação, caracterização da avaliação, fragilidades da avaliação como processo de ensino-aprendizagem, necessidade de reestruturação do processo avaliativo e necessidade de expertise pedagógica. Resultados:Foram identificados pela análise das falas que emergiram dos participantes potencialidades dentre elas o reconhecimento da avaliação como elemento norteador no processo ensino-aprendizagem e a diversificação nas ferramentas avaliativas.Como fragilidades tem-se destaque para o planejamento incipiente das atividades avaliativas ,a falta de integração entre os pares e a formação pedagógica e didática insuficiente.Como alternativa de mudança foram apontadas como sugestões: implementação de capacitações pedagógicas e elaboração de módulos interdisciplinares.Conclusão:Ficou evidenciado no processo de desenvolvimento da pesquisa que os sujeitos apresentam conhecimento sobre o processo avaliativo embora não em sua totalidade,que associam os objetivos de avaliação com o processo de ensino-aprendizagem,utilizam com maior freqüência as avaliações somativas, destacam a necessidade de melhor formação pedagógica, apresentam práticas destoantes do projeto pedagógico do curso, reconhecendo a necessidade de mudanças em suas práticas.pt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.titlePercepção dos docentes do curso de fisioterapia de uma instituição de ensino superior em Recife acerca da avaliação cognitivapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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