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Título: Validação de guia de atendimento oftalmológico infantil para médicos do curso de oftalmologia
Autor(es): RÊGO, Patricia Rios Pinto da Silva
BEZERRA, Patricia Gomes de Matos
ARRUDA, Patricia Travassos Karam de
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Guia de prática clínica
Técnicas de diagnóstico oftalmológico
Residência médica
Saúde infantil
Data do documento: 2024
Resumo: RESUMO Introdução: Problemas visuais em crianças são relativamente comuns, como erros de refração, estrabismo e ambliopia, e justificam a necessidade de exames oftalmológicos de rotina durante a infância. O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para o bom desenvolvimento da visão da criança. A consulta em oftalmopediatria exige treinamento específico e cuidados e atenção especiais durante o exame. A elaboração de produto educacional como um Guia de atendimento oftalmológico do público infantil para médicos estudantes de oftalmologia facilitará a rotina de atendimentos, trazendo maior qualidade às consultas, com otimização do tempo, diagnósticos precoces e resolutividade de problemas pelo médico residente. Objetivos: Elaborar e validar o conteúdo de um Guia digital e impresso de atendimento oftalmológico do público pediátrico, direcionado aos estudantes dos cursos de Oftalmologia. Métodos: Estudo metodológico de validação para a produção técnica de material didático, no formato de Guia, sobre exame oftalmológico pediátrico, utilizando o desenho instrucional ADDIE. Dividido em duas fases: a primeira foi a elaboração do Guia, seguindo as etapas Análise, Desenho e Desenvolvimento do ADDIE, e uma segunda fase de validação do Guia, através do painel de especialistas, com avaliação de conteúdo e semântica. Foi utilizado como estratégia para o plano de análises o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde (CEP/FPS), CAAE 67759923.9.0000.5569. Não há conflitos de interesse. Resultados: Foi elaborado um Guia para atendimento oftalmológico infantil direcionado para os alunos de Oftalmologia, abordando os tópicos “teste do olhinho” e etapas do exame oftalmológico. As etapas do exame foram divididas em anamnese, acuidade visual, motilidade ocular, teste de visão de cores, ectoscopia/bi-omicroscopia, tonometria, refração dinâmica e estática, dilatação das pupilas e fundoscopia/mapeamento de retina. O Guia foi submetido ao painel de especialista, obtendo-se consenso na aprovação em todos os critérios avaliados. Um artigo na mesma temática foi desenvolvido para publicação em revista científica conceituada na área da Oftalmologia. Conclusão: Foi elaborado e validado um Guia para atendimento oftalmológico infantil. O Guia deverá ser uma ferramenta facilitadora nas consultas de oftalmopediatria dos cursos de Oftalmologia. Sua utilização deverá trazer maior qualidade e resolutividade das consultas, com ganho no ensino/aprendizagem e na saúde ocular infantil. Palavras-chave: guia de prática clínica; materiais de ensino; técnicas de diagnóstico oftalmológico; residência médica; saúde infantil.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1089
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