Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1089
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRÊGO, Patricia Rios Pinto da Silva-
dc.contributor.authorBEZERRA, Patricia Gomes de Matos-
dc.contributor.authorARRUDA, Patricia Travassos Karam de-
dc.date.accessioned2024-02-26T19:07:42Z-
dc.date.available2024-02-26T19:07:42Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/1089-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: Problemas visuais em crianças são relativamente comuns, como erros de refração, estrabismo e ambliopia, e justificam a necessidade de exames oftalmológicos de rotina durante a infância. O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para o bom desenvolvimento da visão da criança. A consulta em oftalmopediatria exige treinamento específico e cuidados e atenção especiais durante o exame. A elaboração de produto educacional como um Guia de atendimento oftalmológico do público infantil para médicos estudantes de oftalmologia facilitará a rotina de atendimentos, trazendo maior qualidade às consultas, com otimização do tempo, diagnósticos precoces e resolutividade de problemas pelo médico residente. Objetivos: Elaborar e validar o conteúdo de um Guia digital e impresso de atendimento oftalmológico do público pediátrico, direcionado aos estudantes dos cursos de Oftalmologia. Métodos: Estudo metodológico de validação para a produção técnica de material didático, no formato de Guia, sobre exame oftalmológico pediátrico, utilizando o desenho instrucional ADDIE. Dividido em duas fases: a primeira foi a elaboração do Guia, seguindo as etapas Análise, Desenho e Desenvolvimento do ADDIE, e uma segunda fase de validação do Guia, através do painel de especialistas, com avaliação de conteúdo e semântica. Foi utilizado como estratégia para o plano de análises o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde (CEP/FPS), CAAE 67759923.9.0000.5569. Não há conflitos de interesse. Resultados: Foi elaborado um Guia para atendimento oftalmológico infantil direcionado para os alunos de Oftalmologia, abordando os tópicos “teste do olhinho” e etapas do exame oftalmológico. As etapas do exame foram divididas em anamnese, acuidade visual, motilidade ocular, teste de visão de cores, ectoscopia/bi-omicroscopia, tonometria, refração dinâmica e estática, dilatação das pupilas e fundoscopia/mapeamento de retina. O Guia foi submetido ao painel de especialista, obtendo-se consenso na aprovação em todos os critérios avaliados. Um artigo na mesma temática foi desenvolvido para publicação em revista científica conceituada na área da Oftalmologia. Conclusão: Foi elaborado e validado um Guia para atendimento oftalmológico infantil. O Guia deverá ser uma ferramenta facilitadora nas consultas de oftalmopediatria dos cursos de Oftalmologia. Sua utilização deverá trazer maior qualidade e resolutividade das consultas, com ganho no ensino/aprendizagem e na saúde ocular infantil. Palavras-chave: guia de prática clínica; materiais de ensino; técnicas de diagnóstico oftalmológico; residência médica; saúde infantil.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectGuia de prática clínicapt_BR
dc.subjectTécnicas de diagnóstico oftalmológicopt_BR
dc.subjectResidência médicapt_BR
dc.subjectSaúde infantilpt_BR
dc.titleValidação de guia de atendimento oftalmológico infantil para médicos do curso de oftalmologiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao guia oftalmologico Patricia Rego final.pdf3.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.