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Título: Práticas integrativas e complementares em saúde: interesse da comunidade acadêmica e os desafios do ensino médico
Autor(es): GURGEL, Luiza Gomes Dantas
JESSÉ, Alana Rebeca Bezerra
SILVA, Djerlly Marques Araújo da
ALENCAR, Pedro Sá Leitão Laporte
JORDÁN, Arturo de Pádua Walfrido
DANIEL, Nicolas Augusto Alves
Faculdade Pernambucana de Saúde
Palavras-chave: Terapias complementares
Educação médica
Estudantes de medicina
Docentes de medicina
Sistema único de saúde.
Data do documento: 2021
Resumo: Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) abrangem recursos terapêuticos de sistemas médicos complexos de diversas racionalidades médicas. Esse campo de práticas vem ganhando maior visibilidade nos últimos tempos com o aumento da procura por cuidados em saúde que priorizem a abordagem integral do ser humano, estimulando os próprios profissionais de saúde a buscar uma melhor formação. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o interesse, o grau de conhecimento e a atitude de discentes e docentes do curso de Medicina pelas PICS e os desafios para seu ensino efetivo. Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e com abordagem quantitativa, realizado com 214 indivíduos, sendo 21 docentes e 193 discentes do primeiro ao décimo segundo período do curso de Medicina de uma instituição de ensino de saúde de Recife, em Pernambuco. Utilizou-se um questionário em formato on-line que avaliou os sujeitos pesquisados quanto às fontes de aprendizado e ao nível de interesse sobre o tema. Adotou-se também a versão em português do instrumento Integrative Medicine Attitude Questionnaire (IMAQ). Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva (frequência e porcentagem), com o auxílio dos softwares R versão 3.4.3. e Libre Office. Resultado: Dentre os participantes do estudo, 57,14% dos docentes e 35,42% dos discentes afirmaram conhecer a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), e 85,71% dos docentes e 91,7% dos discentes consideraram as PICS fundamentais para o SUS. A maioria considerou o ensino das PICS importante para a graduação (90,48% dos docentes e 89,58% dos discentes). As práticas mais conhecidas foram a ioga, a fitoterapia e a MTC/acupuntura, e as que despertaram maior interesse para aprendizado foram a ioga e a MTC/acupuntura. Conclusão: Um número elevado de discentes e docentes nunca teve contato com as PICS. No entanto, a maioria tem disposição em recomendar para pacientes e familiares, bem como vontade em aprender sobre o tema. Dessa forma, recomenda-se que mais trabalhos sejam realizados sobre a temática e que isso possa corroborar a sua inclusão na base curricular dos cursos de saúde. Palavras-chave: Terapias Complementares, Educação Médica, Estudantes de Medicina, Docentes de Medicina, Sistema Único de Saúde.
Descrição: Artigo científico publicado em periódico.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/946
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