Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/933
Título: Educação em saúde e espiritualidade: uma proposta de transversalidade na perspectiva do estudante
Autor(es): FERREIRA, Alberto Gorayeb de Carvalho
OLIVEIRA, Janaíne Aline Camargo de
JORDÁN, Arturo de Pádua Walfrido
Faculdade Pernambucana de Saúde
Palavras-chave: Espiritualidade
Educação médica
Ensino em saúde
Data do documento: 2016
Resumo: Introdução: Frente ao desafio de aprimorar o cuidado do ser humano, respeitando-o como um ser integral como proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, inúmeras instituições de ensino têm incluído atividades voltadas à inclusão da espiritualidade como componente do ensino em saúde, o que já é uma realidade em 40,0% dos cursos de graduação em medicina do Brasil. Objetivos: Objetivou-se descrever a perspectiva dos estudantes dos quatro primeiros anos do curso de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde a respeito do Módulo Transversal de Saúde e Espiritualidade, bem como descrever a abordagem deste eixo-temático ao longo da formação acadêmica e avaliar as suas dimensões espirituais e religiosas. Métodos: Realizou-se um estudo transversal a partir de preenchimento de questionário semi-estruturado e autoaplicável. Resultados: A aceitação do Módulo Transversal de Saúde e Espiritualidade foi considerada bastante satisfatória. Mais de 80,0% dos estudantes participantes conceituaram o módulo como ‘bom’ ou ‘muito bom’ e a quase totalidade dos mesmos (96,30%) referiu que a participação no módulo lhe trouxe contribuições aplicáveis a sua prática médica futura. Entretanto, uma minoria relatou que a temática já tinha sido abordada pelos tutores ao longo do curso. Para 51,10% dos estudantes que se sentiam desencorajados a abordar a espiritualidade no cuidado com o paciente, a falta de treinamento prático seria o principal entrave. Conclusão: Portanto, a transversalidade, como proposta pelo módulo, surge como uma alternativa viável ao facilitar a inserção do contingente de espiritualidade nas práticas educacionais em saúde de forma articulada com os demais componentes da grade curricular geral dos cursos de graduação em saúde. Palavras-chave: Espiritualidade, Educação médica, Ensino em saúde.
Descrição: Artigo científico publicado em periódico.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/933
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RESUMO_Educação em saúde e espiritualidade_uma proposta de transversalidade na perspectiva do estudante.pdf116.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.