Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/933
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | FERREIRA, Alberto Gorayeb de Carvalho | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Janaíne Aline Camargo de | - |
dc.contributor.author | JORDÁN, Arturo de Pádua Walfrido | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T12:42:56Z | - |
dc.date.available | 2023-08-11T12:42:56Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/933 | - |
dc.description | Artigo científico publicado em periódico. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Frente ao desafio de aprimorar o cuidado do ser humano, respeitando-o como um ser integral como proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, inúmeras instituições de ensino têm incluído atividades voltadas à inclusão da espiritualidade como componente do ensino em saúde, o que já é uma realidade em 40,0% dos cursos de graduação em medicina do Brasil. Objetivos: Objetivou-se descrever a perspectiva dos estudantes dos quatro primeiros anos do curso de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde a respeito do Módulo Transversal de Saúde e Espiritualidade, bem como descrever a abordagem deste eixo-temático ao longo da formação acadêmica e avaliar as suas dimensões espirituais e religiosas. Métodos: Realizou-se um estudo transversal a partir de preenchimento de questionário semi-estruturado e autoaplicável. Resultados: A aceitação do Módulo Transversal de Saúde e Espiritualidade foi considerada bastante satisfatória. Mais de 80,0% dos estudantes participantes conceituaram o módulo como ‘bom’ ou ‘muito bom’ e a quase totalidade dos mesmos (96,30%) referiu que a participação no módulo lhe trouxe contribuições aplicáveis a sua prática médica futura. Entretanto, uma minoria relatou que a temática já tinha sido abordada pelos tutores ao longo do curso. Para 51,10% dos estudantes que se sentiam desencorajados a abordar a espiritualidade no cuidado com o paciente, a falta de treinamento prático seria o principal entrave. Conclusão: Portanto, a transversalidade, como proposta pelo módulo, surge como uma alternativa viável ao facilitar a inserção do contingente de espiritualidade nas práticas educacionais em saúde de forma articulada com os demais componentes da grade curricular geral dos cursos de graduação em saúde. Palavras-chave: Espiritualidade, Educação médica, Ensino em saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Espiritualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Ensino em saúde | pt_BR |
dc.title | Educação em saúde e espiritualidade: uma proposta de transversalidade na perspectiva do estudante | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.contributor.program | Faculdade Pernambucana de Saúde | pt_BR |
dc.description.link | https://ijhe.emnuvens.com.br/ijhe/article/download/1/3 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RESUMO_Educação em saúde e espiritualidade_uma proposta de transversalidade na perspectiva do estudante.pdf | 116.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.