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dc.contributor.authorFERREIRA, Alberto Gorayeb de Carvalho-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Janaíne Aline Camargo de-
dc.contributor.authorJORDÁN, Arturo de Pádua Walfrido-
dc.date.accessioned2023-08-11T12:42:56Z-
dc.date.available2023-08-11T12:42:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/933-
dc.descriptionArtigo científico publicado em periódico.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Frente ao desafio de aprimorar o cuidado do ser humano, respeitando-o como um ser integral como proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, inúmeras instituições de ensino têm incluído atividades voltadas à inclusão da espiritualidade como componente do ensino em saúde, o que já é uma realidade em 40,0% dos cursos de graduação em medicina do Brasil. Objetivos: Objetivou-se descrever a perspectiva dos estudantes dos quatro primeiros anos do curso de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde a respeito do Módulo Transversal de Saúde e Espiritualidade, bem como descrever a abordagem deste eixo-temático ao longo da formação acadêmica e avaliar as suas dimensões espirituais e religiosas. Métodos: Realizou-se um estudo transversal a partir de preenchimento de questionário semi-estruturado e autoaplicável. Resultados: A aceitação do Módulo Transversal de Saúde e Espiritualidade foi considerada bastante satisfatória. Mais de 80,0% dos estudantes participantes conceituaram o módulo como ‘bom’ ou ‘muito bom’ e a quase totalidade dos mesmos (96,30%) referiu que a participação no módulo lhe trouxe contribuições aplicáveis a sua prática médica futura. Entretanto, uma minoria relatou que a temática já tinha sido abordada pelos tutores ao longo do curso. Para 51,10% dos estudantes que se sentiam desencorajados a abordar a espiritualidade no cuidado com o paciente, a falta de treinamento prático seria o principal entrave. Conclusão: Portanto, a transversalidade, como proposta pelo módulo, surge como uma alternativa viável ao facilitar a inserção do contingente de espiritualidade nas práticas educacionais em saúde de forma articulada com os demais componentes da grade curricular geral dos cursos de graduação em saúde. Palavras-chave: Espiritualidade, Educação médica, Ensino em saúde.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEnsino em saúdept_BR
dc.titleEducação em saúde e espiritualidade: uma proposta de transversalidade na perspectiva do estudantept_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.contributor.programFaculdade Pernambucana de Saúdept_BR
dc.description.linkhttps://ijhe.emnuvens.com.br/ijhe/article/download/1/3pt_BR
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