Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/916
Title: | Percepção dos graduandos em enfermagem sobre as atividades remotas utilizadas durante a pandemia do Covid-19 |
Authors: | SILVA, Rosângela Lúcia da ANDRETO, Luciana Marques Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Keywords: | Ensino remoto Ensino de enfermagem Estudantes de enfermagem Dificuldades Motivação Percepção |
Issue Date: | 2023 |
Abstract: | RESUMO Introdução: A pandemia ocasionada em função do Covid-19 resultou em desafios em vários segmentos da sociedade. No âmbito educacional, a substituição das atividades presenciais foi permitida para aulas e atividades práticas em formatos digitais, em instituições públicas e privadas, pelo Ministério da Educação do Brasil, mediante a portaria de nº 343, de 17 de março de 2020. A partir da liberação das atividades teóricas e práticas por meios digitais, docentes e discentes experienciaram situações de ensino-aprendizagem que expõem aspectos motivacionais e as suas percepções acerca das atividades desenvolvidas. Objetivo: Analisar a percepção dos estudantes para as atividades remotas de enfermagem no contexto da pandemia. Método: Trata-se de um estudo transversal de natureza quantitativa, descritiva e exploratória onde foi utilizada a aplicação de um instrumento de coleta de dados com os estudantes da Graduação em Enfermagem, de uma Instituição de Ensino Superior privada no Recife, de forma presencial. Os dados foram coletados no período de abril a maio de 2022. O instrumento abordou a opinião dos estudantes diante das diversas situações envolvendo o ensino remoto durante a pandemia, estruturou-se sob questões tipo Likert, com uma escala de 5 pontos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde, sob parecer nº 5.311.565. Resultados: Os percentuais relevantes apontam que os docentes atenderam as expectativas dos estudantes em relação à qualidade das atividades (73,97%); houve dificuldades de acesso às aulas (75,34%); que os estudantes consideram ter existido prejuízos em suas formações (75,34%). Esta dissertação originou dois produtos. 1) Um artigo intitulado: “Percepção sobre atividades Remotas e ensino de Enfermagem: fatores dificultadores e facilitadores”; e 2) Um Relatório Técnico, intitulado “Percepção de Graduandos em Enfermagem sobre o Ensino Remoto: desafios, estratégias e possibilidades” para a instituição em que a pesquisa foi realizada. Conclusões: O trabalho aqui realizado traz indicações de que o problema encontrado diz respeito ao modelo de Ensino Remoto adotado e implementado, em caráter emergencial. A modalidade de Ensino Remoto Intencional, planejada e organizada, possui a capacidade de lidar bem com situações de crise. Palavras-chaves: Ensino Remoto; Ensino de Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Dificuldades; Motivação; Percepção. |
Description: | Dissertação apresentada na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na área de Saúde. |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/916 |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Rosângela Lúcia da Silva.pdf | 793.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.