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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/890
Título: | Relatório técnico. Motivação para o processo de aprendizagem entre estudantes de medicina durante a pandemia pelo covid-19 |
Autor(es): | BRITO, Joyce Cristine da Silva LORENA, Suelem Barros de MELO, Maria Júlia Carvalho de Freitas Jatobá, Rafaela Arruda de Aguiar Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área da Saúde |
Palavras-chave: | Motivação Aprendizagem tecnologia de informação e comunicação Estudantes de medicina Covid-19. |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Faculdade Pernambucana de Saúde |
Citação: | BRITO, Joyce Cristine Silva de; ARAÚJO, Maria Beatriz Siqueira de; MELO, Maria Júlia Carvalho de Freitas; JATOBÁ, Rafaela Arruda de Aguiar; LORENA, Suelém Barros de. Relatório técnico. Motivação para o processo de aprendizagem entre estudantes de medicina durante a pandemia pelo covid-1. Recife: Do Autor, 2022. |
Resumo: | Introdução: Os processos de aprendizagem, que são moderados por inúmeros fatores, não são mais atribuídos exclusivamente ao aspecto cognitivo e ao sucesso ou não em processos avaliativos. Em função disso, para além da esfera cognitiva, faz-se necessário avaliar o afetivo-motivacional do desempenho e como essa motivação afeta a aprendizagem, pois um dos maiores objetivos da educação deve ser formar estudantes com capacidades autorregulatórias e adaptativas para alcançar suas demandas. Objetivo: Avaliar a motivação para o processo de aprendizagem durante o período pandêmico dos estudantes de medicina do 1° ao 4° ano da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS. Métodos: Estudo transversal, que avaliou a motivação dos estudantes de medicina, do primeiro ao quarto ano da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Como instrumento de coleta, foi utilizada a plataforma digital Google Forms, além de questionários físicos, no período de outubro a novembro de 2021, após a aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) através do CAAE: 47306621.2.0000.5569. Os questionários foram dois: um com duas sessões (acadêmica e sociodemográfica), além de um questionário validado, a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender para Universitários (EMA-U), composto por 26 questões com itens relacionados a motivação intrínseca e extrínseca. Os dados foram analisados utilizando o software R versão 4.0.0. A análise descritiva foi feita através de média e desvio padrão para as variáveis quantitavas (da EMA-U), e distribuições de frequências absoluta e relativa para variáveis qualitativas (questionário acadêmico e sociodemográfico). Resultados: Através de artigo científico, demonstrou- se a pontuação da EMA-U e verificou-se o valor de 45,78 para os itens relacionados à motivação intrínseca e 32,57 para os itens relacionados à motivação extrínseca, totalizando uma pontuação de 78,35, confirmando assim uma maior motivação intrínseca. Além disso, foi elaborado um relatório para a instituição, a fim de esclarecer sobre o perfil desses estudantes e sua motivação no período pandêmico. Conclusão: Apesar do período pandêmico, a avaliação da motivação com a EMA-U mostrou que os estudantes estavam mais motivados intrinsecamente, ou seja, o nível mais alto de motivação segundo a Teoria da Autodeterminação. Possivelmente, o resultado se deve ao fato de que os estudantes já eram habituados a um estudo autodirigido. Além disso, as tutorias se mantiveram desde o início do período remoto, pois a instituição já dispunha do uso das TICs (tecnologias de informação e comunicação) no processo de ensino e aprendizagem com plataforma de ensino. |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/890 |
Aparece nas coleções: | Relatório de Pesquisa |
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