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Título: Teste do progresso: uma proposta de matriz
Autor(es): OLIVEIRA, Nahima Brunnelly Rocha de
SANTOS, Carmina Silva dos
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Educação
Aprendizagem
Avaliação educacional
Data do documento: 2022
Resumo: Introdução: As medidas de avaliação para o meio educacional sugerem que o processo de avaliar seja contínuo, conferindo valores ou conceitos para verificação da aprendizagem, desta forma, todo o processo avaliativo tem como propósito identificar se os objetivos propostos pelo curso estão sendo atingidos. No contexto educacional existem diversas formas de realizar cada tipo de avaliação, na qual destaca-se o Teste do Progresso. O Teste do progresso é tido como um tipo de avaliação predominantemente formativa, por isso, não visa a aprovação no decorrer do curso. É caracterizado por ter o potencial de identificar lacunas no processo de ensino aprendizagem, oportunizando a implementação de aperfeiçoamento para o estudante e para o curso. Corriqueiramente, é formado por questões contextualizadas de múltipla escolha. É desenvolvido abordando as habilidades espradas pelo studante ao final do curso. Objetivo: Elaborar e validar os componentes necessários para construção da matriz para o teste do progresso no curso de graduação em enfermagem. Método: Tratou-se de um estudo metodológico, descritivo e exploratório para validação de conteúdo da matriz para o teste do progresso para o curso de Graduação em Enfermagem. O método foi dividido em três etapas. Na etapa I foi descrito a proposta metodológica do estudo, a etapa II explica a validação de conteúdo, a qual contou com participação de 09 docentes do NDE e a fase III que compreende a validação semântica, composta por 11 docentes do curso de enferamegem. A coleta de dados foi realizada por meio do formulário on-line gerado pelo recurso Form Google Docs. A análise dos dados foi realiza da através do Índice de Validação de Conteúdo (IVC), tendo como ponto de corte para o IVC 80% de concordância. Resultados: A partir de objetivos de aprendizagem, habilidades, e competências pré-estabelecidos pelas autoras, foi submetido um instrumento padrão aos juízes, As áreas e temas avaliados obtiveram média de IVC equivalente a 98% na validação de conteúdo, enquanto que na validação semântica, obtivemos média de 95% de concordância entre os docentes. Aspectos Éticos: O presente estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde, e aprovado de acordo com o CAAE: 48139721.0.0000.5569. O TCLE foi disponibilizado de forma on-line antes dos participantes terem acesso ao formulário da pesquisa. Conclusões: Foi elaborada e validada a matriz para o teste do progresso do curso de graduação em enfermagem. Esta dissertação também deu origem a um artigo científico intitulado: Elaboração e validação da matriz para o teste do progresso do curso de graduação em enfermagem.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/886
ISBN: 978-65-84502-88-8
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