Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/866
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLEMOS, Joyce Canuto Rocha-
dc.contributor.authorSANTOS, Carmina Silva dos-
dc.contributor.authorGADELHA, Patrícia Calado Ferreira Pinheiro-
dc.date.accessioned2023-03-23T12:30:00Z-
dc.date.available2023-03-23T12:30:00Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/866-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Gradu-ação Stricto Sensu da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS, como requisito à obtenção do título de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A residência em nutrição faz parte do programa de Residência em Área da Saúde e visa capacitar graduados em nutrição, através de atividades práticas, oportunizando vivências, ampliando conhecimentos, habilidades e atitudes. No cenário de prática em serviço, o residente desenvolve competências e habilidades profissionais. A matriz de competências é o elemento estruturante da construção de um currículo, expressando consensos coletivos acerca do conteúdo imprescindível, apontando os elementos envolvidos na mesma. A literatura é escassa em instrumentos validados para o Brasil em relação a matriz de competências, especialmente no que se refere a área de nutrição. A utilização de instrumentos devidamente validados é fundamental para garantir que os resultados obtidos retratem a realidade. Objetivo: Elaborar e validar uma matriz de competências para programas de residência em nutrição, categorizados sob os domínios de conhecimento, habilidades e atitudes. Métodos: Estudo do tipo pesquisa metodológica de elaboração e validação realizado através da técnica Delphi que buscou a convergência de opiniões a partir de um grupo de especialistas que foram compostos por nutricionistas. Os critérios utilizados para seleção dos juízes foram estabelecidos considerando titulação, especialização, produção científica e tempo de atuação na área. Para criação da matriz de competências, foram realizados duas etapas, primeiro a validação de conteúdo e, em seguida, a semântica. A validação de conteúdo foi obtida através do Índice de Validade do Conteúdo, no qual foi considerado válido uma concordância de 70% e para validação semântica foi utilizado análise descritiva. A pesquisa obedeceu aos critérios éticos da Resolução 510 de abril de 2016 e foi aprovada pelo CAEE 52180821.7.0000.5569, através do Comitê de Ética de Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde. Resultados: A validação de conteúdo foi realizada por 12 juízes obedecendo aos critérios de seleção estabelecida pelo modelo de Fehring. Foi elaborado uma matriz de competências para a residência de nutrição, dividida em dois anos, sendo ela composta por 73 competências para primeiro ano do programa e, também, 73 para o segundo ano, ambas divididas em seis domínios: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, e educação permanente. Conclusão: A matriz servirá como um direcionador para avaliar as competências dos residentes em nutrição, identificar atribuições específicas e nortear a prática profissional. Palavras-chave: Residência Nutrição. Competências. Matriz de Competências.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectResidência nutriçãopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectMatriz de competênciaspt_BR
dc.titleElaboração e validação de uma matriz de competências para programas de residência em nutriçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Joyce Canuto Rocha Lemos.pdf5.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.