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Título: Proposta de avaliação em cenários de prática para residência em enfermagem: guia informativo
Autor(es): ALEXANDRE, Tatyane Manso de Oliveira
LORENA, Suélem Barros de
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Avaliação
Aprendizagem
Educação
Enfermagem
Preceptoria
Residência
Guia
Data do documento: 2022
Resumo: Este guia apresenta informações básicas sobre métodos avaliativos em cenários de prática destinado à avaliação de residentes de enfermagem, durante o período de rodízio, nos diversos setores da instituição. O material foi elaborado a partir do estudo realizado pela autora, onde foi utilizado o modelo de design instrucional de Kemp, Morrison e Ross, com a participação de preceptores do Programa de Residência em Enfermagem – PROCAPE/UPE, sendo identificados a compreensão sobre o tema, a aplicação do instrumento de avaliação no momento atual e as dificuldades em realizar o processo avaliativo dos residentes. Este produto técnico é considerado como um dos requisitos para conclusão do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde. No primeiro capítulo, esclarecemos as principais características de um programa de residência e seus objetivos. A seguir, abordamos o significado e o papel do preceptor no campo de prática, além de uma breve descrição da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, dos domínios de aprendizagem e das competências para que o residente se desenvolva profissionalmente. No capítulo final, sugerimos os métodos de avaliação que se aplicam ao cenário de prática em enfermagem, trazendo seus conceitos e características básicas. Desta forma, propomos expor as noções para uma avaliação adequada e sua interferência em todo o processo de ensino aprendizagem. O material foi validado por experts em Educação para o Ensino na Área de Saúde e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento docente, além de sugerir o aprimoramento dos processos avaliativos em uso na atualidade, podendo ser adaptado para o âmbito multiprofissional de residências em saúde e comunidade acadêmica. Ressaltamos que o tema avaliação é amplo e merece aprofundamento para que a prática da preceptoria seja realizada de modo a contribuir com a sociedade, seja na formação de novos especialistas, seja na melhoria da qualidade da assistência ao modificar a sua própria atuação enquanto profissional do Sistema de Saúde.
Descrição: Produto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/777
ISBN: 978-65-84502-62-8
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