Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/777
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | ALEXANDRE, Tatyane Manso de Oliveira | - |
dc.contributor.author | LORENA, Suélem Barros de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-23T17:13:46Z | - |
dc.date.available | 2022-08-23T17:13:46Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.isbn | 978-65-84502-62-8 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/777 | - |
dc.description | Produto técnico resultado da dissertação para conclusão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este guia apresenta informações básicas sobre métodos avaliativos em cenários de prática destinado à avaliação de residentes de enfermagem, durante o período de rodízio, nos diversos setores da instituição. O material foi elaborado a partir do estudo realizado pela autora, onde foi utilizado o modelo de design instrucional de Kemp, Morrison e Ross, com a participação de preceptores do Programa de Residência em Enfermagem – PROCAPE/UPE, sendo identificados a compreensão sobre o tema, a aplicação do instrumento de avaliação no momento atual e as dificuldades em realizar o processo avaliativo dos residentes. Este produto técnico é considerado como um dos requisitos para conclusão do Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde. No primeiro capítulo, esclarecemos as principais características de um programa de residência e seus objetivos. A seguir, abordamos o significado e o papel do preceptor no campo de prática, além de uma breve descrição da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, dos domínios de aprendizagem e das competências para que o residente se desenvolva profissionalmente. No capítulo final, sugerimos os métodos de avaliação que se aplicam ao cenário de prática em enfermagem, trazendo seus conceitos e características básicas. Desta forma, propomos expor as noções para uma avaliação adequada e sua interferência em todo o processo de ensino aprendizagem. O material foi validado por experts em Educação para o Ensino na Área de Saúde e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento docente, além de sugerir o aprimoramento dos processos avaliativos em uso na atualidade, podendo ser adaptado para o âmbito multiprofissional de residências em saúde e comunidade acadêmica. Ressaltamos que o tema avaliação é amplo e merece aprofundamento para que a prática da preceptoria seja realizada de modo a contribuir com a sociedade, seja na formação de novos especialistas, seja na melhoria da qualidade da assistência ao modificar a sua própria atuação enquanto profissional do Sistema de Saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Preceptoria | pt_BR |
dc.subject | Residência | pt_BR |
dc.subject | Guia | pt_BR |
dc.title | Proposta de avaliação em cenários de prática para residência em enfermagem: guia informativo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | Desenvolvimento de material didático ou instrucional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Produção Técnica - Tatyane Manso.pdf | 619.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.