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Title: Validação de conteúdo de um instrumento para avaliação do docente pelo estudante em uma faculdade com metodologia ativa
Authors: SANTOS, Vera Lúcia Moreira dos
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Avaliação
Metodologia
Docente
Competência
Habilidade
Issue Date: 2016
Abstract: RESUMO Introdução: para a qualificação do processo de aprendizagem, o programa de avaliação de uma instituição de ensino deve incluir avaliação docente pelos estudantes. Em avaliação, a utilização de instrumento validado pode fornecer resultados mais confiáveis, contribuindo de forma mais eficaz para a orientação do corpo docente e a gestão acadêmica em cada curso. Objetivo: realizar a validação de conteúdo do instrumento de avaliação docente utilizado na Faculdade Pernambucana de Saúde. Método: estudo de validação de conteúdo do instrumento utilizado na FPS para avaliação do docente (tutor) pelo estudante, no período de março de 2015 a agosto de 2016, com 19 docentes e 91 estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina. Realizou-se pesquisa sobre as competências necessárias aos tutores para a atuação em ABP. A lista de competências foi organizada em escala de Likert e submetida ao julgamento dos estudantes e tutores para que identificassem se o instrumento utilizado na instituição contemplava tais competências. Avaliou-se a compreensão dos estudantes sobre o instrumento utilizado na FPS, solicitando-se que registrassem comportamentos e atitudes do tutor que o levavam a julgar como satisfatório ou insatisfatório cada item do instrumento. Realizou-se o processamento dos dados com dupla entrada no software EPI-INFO, versão 5.4.3. Na análise dos dados, utilizou-se o software STATA 12.0. Como critério de consenso da opinião dos tutores e estudantes, utilizou-se o ranking médio (RM) maior ou igual a 4.0. Para a análise da compreensão dos estudantes sobre as atitudes do tutor como satisfatórias ou insatisfatórias, agruparam-se os registros feitos pelos estudantes que traduziam a mesma ideia dentro do contexto avaliado e apresentado em forma de distribuição de frequência. Resultados: observou-se que as habilidades/competências de: dar e receber feedback; resumir conteúdo com suas próprias palavras; aplicar o conhecimento para o problema discutido; promover trabalho em equipe; gerenciar tempo e processo; valorizar diversidade; visão clara sobre pontos fortes e fracos de um tutor; buscar substituição quando procura se ausentar; ter planejamento e organização; e se o tutor é um parceiro não estão contempladas no instrumento padrão de avaliação docente da FPS, e que os critérios utilizados pelos estudantes para avaliar a atuação dos docentes estão, em sua maioria, de acordo ou muito próximas à orientação do próprio instrumento utilizado na instituição. Entretanto, em alguns dos itens a interpretação dos estudantes difere dessa orientação. Conclusão: o instrumento se mostra adequado para a avaliação dos docentes pelos discentes na metodologia ABP, considerando a validade de conteúdo, embora algumas competências importantes na avaliação docente em ABP não estejam contempladas no instrumento. Destaca-se a importância em ajustar as orientações de cada item do instrumento junto aos estudantes, para ajudar na compreensão, mantendo a eficácia no processo de avaliação. Descritores: Avaliação. Metodologia. Docente. Competência. Habilidade.
Description: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde, pela Faculdade Pernambucana de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/775
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