Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/775
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | SANTOS, Vera Lúcia Moreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-22T18:14:29Z | - |
dc.date.available | 2022-08-22T18:14:29Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/775 | - |
dc.description | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde, pela Faculdade Pernambucana de Saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: para a qualificação do processo de aprendizagem, o programa de avaliação de uma instituição de ensino deve incluir avaliação docente pelos estudantes. Em avaliação, a utilização de instrumento validado pode fornecer resultados mais confiáveis, contribuindo de forma mais eficaz para a orientação do corpo docente e a gestão acadêmica em cada curso. Objetivo: realizar a validação de conteúdo do instrumento de avaliação docente utilizado na Faculdade Pernambucana de Saúde. Método: estudo de validação de conteúdo do instrumento utilizado na FPS para avaliação do docente (tutor) pelo estudante, no período de março de 2015 a agosto de 2016, com 19 docentes e 91 estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina. Realizou-se pesquisa sobre as competências necessárias aos tutores para a atuação em ABP. A lista de competências foi organizada em escala de Likert e submetida ao julgamento dos estudantes e tutores para que identificassem se o instrumento utilizado na instituição contemplava tais competências. Avaliou-se a compreensão dos estudantes sobre o instrumento utilizado na FPS, solicitando-se que registrassem comportamentos e atitudes do tutor que o levavam a julgar como satisfatório ou insatisfatório cada item do instrumento. Realizou-se o processamento dos dados com dupla entrada no software EPI-INFO, versão 5.4.3. Na análise dos dados, utilizou-se o software STATA 12.0. Como critério de consenso da opinião dos tutores e estudantes, utilizou-se o ranking médio (RM) maior ou igual a 4.0. Para a análise da compreensão dos estudantes sobre as atitudes do tutor como satisfatórias ou insatisfatórias, agruparam-se os registros feitos pelos estudantes que traduziam a mesma ideia dentro do contexto avaliado e apresentado em forma de distribuição de frequência. Resultados: observou-se que as habilidades/competências de: dar e receber feedback; resumir conteúdo com suas próprias palavras; aplicar o conhecimento para o problema discutido; promover trabalho em equipe; gerenciar tempo e processo; valorizar diversidade; visão clara sobre pontos fortes e fracos de um tutor; buscar substituição quando procura se ausentar; ter planejamento e organização; e se o tutor é um parceiro não estão contempladas no instrumento padrão de avaliação docente da FPS, e que os critérios utilizados pelos estudantes para avaliar a atuação dos docentes estão, em sua maioria, de acordo ou muito próximas à orientação do próprio instrumento utilizado na instituição. Entretanto, em alguns dos itens a interpretação dos estudantes difere dessa orientação. Conclusão: o instrumento se mostra adequado para a avaliação dos docentes pelos discentes na metodologia ABP, considerando a validade de conteúdo, embora algumas competências importantes na avaliação docente em ABP não estejam contempladas no instrumento. Destaca-se a importância em ajustar as orientações de cada item do instrumento junto aos estudantes, para ajudar na compreensão, mantendo a eficácia no processo de avaliação. Descritores: Avaliação. Metodologia. Docente. Competência. Habilidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.subject | Competência | pt_BR |
dc.subject | Habilidade | pt_BR |
dc.title | Validação de conteúdo de um instrumento para avaliação do docente pelo estudante em uma faculdade com metodologia ativa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vera Lucia - pós.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.