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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/765
Título: | Análise do conhecimento dos preceptores sobre processos avaliativos em cenários de práticas de residência em enfermagem e elaboração de guia informativo |
Autor(es): | ALEXANDRE, Tatyane Manso de Oliveira LORENA, Suélem Barros de DUQUE, Taciana Barbosa SILVA, Bruno Hipólito da Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde |
Palavras-chave: | Avaliação Aprendizagem Educação Enfermagem preceptoria Residência |
Data do documento: | 2022 |
Resumo: | RESUMO Cenário: Os métodos de avaliação das competências clínicas devem se adaptar à realidade e à diversidade dos cenários de práticas, favorecendo a aprendizagem, regulando todo o processo e permitindo os ajustes no percurso dessa formação. O programa de residência em enfermagem está inserido no âmbito multiprofissional e consiste na educação em serviço de profissionais de saúde de diversas categorias na forma de modalidade lato sensu, e ao preceptor cabe a supervisão direta das atividades realizadas pelo residente, além das respectivas avaliações que, na maioria das vezes, são realizadas sem treinamento prévio e utilizando instrumentos não validados e aplicados ao final dos rodízios. Entre os conhecimentos pedagógicos, a avaliação de competências assume importante papel para o desenvolvimento docente e consequentemente para o programa de residência. A utilização de material instrucional visa contribuir com o programa de residência de enfermagem, aprimorando os processos já existentes e facilitando o acesso dos preceptores às informações baseadas em evidências. Objetivo: Analisar o conhecimento dos preceptores de enfermagem sobre os processos avaliativos utilizados na residência em enfermagem no momento atual, além dos métodos adequados ao cenário de prática e elaborar um guia informativo direcionado ao programa de residência multiprofissional. Método: Estudo metodológico de elaboração e validação de conteúdo de proposta de métodos para avaliação em cenários de práticas baseado no modelo de desenho instrucional de Kemp, Morrison e Ross, realizado no Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Prof. Luiz Tavares/Universidade de Pernambuco, com a participação de 71 preceptores de enfermagem, em amostra por conveniência, incluídos por serem servidores da instituição e atuarem nos diversos cenários de prática, assim como foram excluídos os servidores em férias e licenças no período de coleta de dados. Os preceptores responderam formulário em escala de Likert, semiestruturado, para análise quantitativa, através do software STATA®, sobre os métodos de avaliação no momento atual, e tratamento das questões abertas, utilizando a análise de conteúdo de Bardin para identificar a compreensão sobre os processos avaliativos, elencando as estratégias utilizadas e dificuldades durante a realização da avaliação do residente. Esta etapa contribuiu com a definição dos conteúdos do material instrucional, em associação à revisão de literatura realizada. Após a elaboração da primeira versão da proposta, o material foi submetido ao grupo de consenso para revisão e validação de conteúdo, com a participação de cinco juízes da área de educação em saúde, selecionados através dos critérios adaptados de Fehring. Em grupo de consenso, realizado através da plataforma Cisco Webex, os juízes explanaram considerações para melhoria do material e todos os participantes concordaram pela validação do conteúdo. A pesquisa obedeceu às orientações das resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da FPS, sob o parecer de número 4.696.686. Resultados: A partir da análise foi possível identificar a necessidade de reconhecimento das bases normativas do programa de residência de enfermagem pela preceptoria, assim como sua ausência no planejamento pedagógico junto à coordenação do programa. Observado ainda que o registro do processo avaliativo ocorre ao final do rodízio, utilizando instrumento padrão, com descritores não claros. A assertiva com maior nível de concordância se refere à realização de feedback como principal ferramenta de avaliação, apresentando ranking médio de 4,49 (dp-0,69), enquanto a afirmação com menor índice de concordância se relaciona à realização de treinamentos sobre avaliação em cenário de prática, apresentando ranking médio de 1,66 (dp-1,05). Apesar do nível de concordância moderado à elevado com relação à avaliação das competências a serem desenvolvidas pelo residente, os preceptores de enfermagem necessitam de capacitação contínua para melhoria da qualidade de seu papel como avaliador, colaborando para a formação profissional em serviço e aliado ao uso de novas tecnologias na área. Conclusão: Os produtos deste estudo foram a avaliação diagnóstica proveniente das respostas dos preceptores à luz da revisão de literatura e estudos semelhantes na área, além de guia informativo que visa contribuir para o desenvolvimento docente e o aprimoramento dos processos avaliativos nos programas de residência em enfermagem. A presente pesquisa contribui para a comunidade acadêmica da área de saúde no momento em que traz reflexões importantes sobre avaliação visando uma melhor aprendizagem, além de favorecer a atuação do preceptor à medida que busque interseccionar formação, avaliação e contexto atual, tornando o residente apto a lidar não só com questões técnicas como também mais abrangentes da profissão. De forma prática, espera-se que, a partir do entendimento do momento atual vivenciado pela preceptoria e da análise da proposta pela coordenação do programa de residência, sejam realizadas mudanças no processo avaliativo dos residentes de enfermagem em campo de prática, além de melhorias no âmbito da educação continuada dos preceptores, estimulando sua participação no contexto pedagógico e fortalecendo as ações de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem dentro da estrutura do Sistema Único de Saúde. Descritores (DeCS): avaliação; aprendizagem; educação; enfermagem; preceptoria; residência. |
Descrição: | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde. |
URI: | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/765 |
Aparece nas coleções: | TCC (Dissertações) |
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