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Title: Avaliação dos problemas em aprendizagem ativa e o ambiente educacional de enfermagem
Authors: MACIEL, Marcela de Araújo Cavalcanti
ANDRETO, Luciana Marques
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Aprendizagem baseada em problemas
Educação em saúde
Aprendizado ativo
Avaliação educational
Issue Date: 2016
Abstract: RESUMO Introdução: A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), metodologia ativa fundamentada na construção do conhecimento em pequenos grupos de estudantes, através da resolução de problemas, estimula a autonomia, criatividade e ativação dos conhecimentos prévios do estudante. Objetivos: Realizar validação transcultural de um questionário de avaliação de qualidade dos problemas no ABP e avaliar a qualidade dos problemas sob a visão dos estudantes do curso de graduação em enfermagem. Métodos:. O presente estudo realizou a validação do instrumento intitulado “questionnaire to evaluate the quality of PBL problems”, elaborado por Fadi Munshi, 2008 para avaliação dos casos/problemas. O questionário é composto por questões agrupadas de acordo com a temática abordada nos seguintes fatores: estimula o pensamento, analise e raciocínio; estimula a aprendizagem auto direcionada; direciona ao estudo dos conteúdos do módulo; aumenta o interesse pelo assunto; relevância a futura profissão com contexto realístico; corresponde ao nível de conhecimento prévio. Após ajustes na semântica, coerência e concordância verbal, seguindo-se rigorosamente as etapas do processo de validação, o questionário foi aplicado aos estudantes do curso de graduação em Enfermagem do 1º ao 6º período da Faculdade Pernambucana de Saúde, após o grupo tutorial. Para análise dos dados utilizou-se cálculo do Ranking Médio (RM), adotando-se o mesmo padrão que o usado no estudo de Munshi, 2008 sendo RM >3,5 considerado problema suficiente. Resultados: As etapas estabelecidas para o processo de tradução e validação transcultural: tradução para língua portuguesa por dois tradutores independentes, versão consensual produzida pelos dois tradutores, retro tradução por nativo da língua inglesa, comitê de juízes e pré-teste. Quando aplicado o questionário, dentre os 150 estudantes que compunham a população amostral, 112 (75,16%) destes participaram da pesquisa. Todos os fatores analisados e suas respectivas questões obtiveram RM satisfatório (superior a 3,5). Ao abordar-se a relevância do problema com a futura profissão, obteve-se a melhor pontuação com RM 4,2. O RM médio dos problemas foi de 3,95. Conclusão: O questionário encontra-se validado para língua portuguesa, fornecendo resultados significativos para a gestão de processos de ensino em ABP. Diante dos achados, na aplicação do instrumento, evidencia-se que os problemas analisados na população do estudo, apresentaram ranking médio satisfatório. Palavras Chaves: Aprendizagem baseada em problemas. Educação em saúde. Aprendizado ativo. Avaliação educational.
Description: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do título de Mestre em Educação para o ensino na área de saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/764
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