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http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/764
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | MACIEL, Marcela de Araújo Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | ANDRETO, Luciana Marques | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-18T13:17:25Z | - |
dc.date.available | 2022-08-18T13:17:25Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/764 | - |
dc.description | Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do título de Mestre em Educação para o ensino na área de saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Introdução: A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), metodologia ativa fundamentada na construção do conhecimento em pequenos grupos de estudantes, através da resolução de problemas, estimula a autonomia, criatividade e ativação dos conhecimentos prévios do estudante. Objetivos: Realizar validação transcultural de um questionário de avaliação de qualidade dos problemas no ABP e avaliar a qualidade dos problemas sob a visão dos estudantes do curso de graduação em enfermagem. Métodos:. O presente estudo realizou a validação do instrumento intitulado “questionnaire to evaluate the quality of PBL problems”, elaborado por Fadi Munshi, 2008 para avaliação dos casos/problemas. O questionário é composto por questões agrupadas de acordo com a temática abordada nos seguintes fatores: estimula o pensamento, analise e raciocínio; estimula a aprendizagem auto direcionada; direciona ao estudo dos conteúdos do módulo; aumenta o interesse pelo assunto; relevância a futura profissão com contexto realístico; corresponde ao nível de conhecimento prévio. Após ajustes na semântica, coerência e concordância verbal, seguindo-se rigorosamente as etapas do processo de validação, o questionário foi aplicado aos estudantes do curso de graduação em Enfermagem do 1º ao 6º período da Faculdade Pernambucana de Saúde, após o grupo tutorial. Para análise dos dados utilizou-se cálculo do Ranking Médio (RM), adotando-se o mesmo padrão que o usado no estudo de Munshi, 2008 sendo RM >3,5 considerado problema suficiente. Resultados: As etapas estabelecidas para o processo de tradução e validação transcultural: tradução para língua portuguesa por dois tradutores independentes, versão consensual produzida pelos dois tradutores, retro tradução por nativo da língua inglesa, comitê de juízes e pré-teste. Quando aplicado o questionário, dentre os 150 estudantes que compunham a população amostral, 112 (75,16%) destes participaram da pesquisa. Todos os fatores analisados e suas respectivas questões obtiveram RM satisfatório (superior a 3,5). Ao abordar-se a relevância do problema com a futura profissão, obteve-se a melhor pontuação com RM 4,2. O RM médio dos problemas foi de 3,95. Conclusão: O questionário encontra-se validado para língua portuguesa, fornecendo resultados significativos para a gestão de processos de ensino em ABP. Diante dos achados, na aplicação do instrumento, evidencia-se que os problemas analisados na população do estudo, apresentaram ranking médio satisfatório. Palavras Chaves: Aprendizagem baseada em problemas. Educação em saúde. Aprendizado ativo. Avaliação educational. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado ativo | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educational | pt_BR |
dc.title | Avaliação dos problemas em aprendizagem ativa e o ambiente educacional de enfermagem | pt_BR |
dc.contributor.program | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC (Dissertações) |
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