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dc.contributor.authorMORAIS, Joyce Catarina Lopes de-
dc.date.accessioned2022-07-11T16:23:03Z-
dc.date.available2022-07-11T16:23:03Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/747-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúdept_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A fim de proporcionar o desenvolvimento de um profissional de enfermagem crítico-reflexivo para tomada de decisão, é necessário que as instituições de ensino ofereçam uma metodologia na qual os alunos possam desenvolver suas habilidades operacionais e cognitivas de forma autônoma e dinâmica, tornando-o ator do seu aprendizado e estimulando suas habilidades técnicas, intelectuais, cognitivas e seus relacionamentos interpessoais, bem como favorece a autonomia, possibilitando ao aluno refletir sobre sua própria prática, principalmente através do uso das problematizações, incentivado a resolução criativa desses problemas, além de estabelecer uma melhor correlação entre prática e teoria, proporcionando uma reflexão crítica sobre as lacunas encontradas no modelo tradicional de ensino. Objetivo: Analisar a utilização de Metodologias Ativas (MA) por docentes na graduação de enfermagem e desenvolver um guia de orientação para utilização de MA no ensino. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, cujo método trabalha com as particularidades e a relevância do assunto estudado, demonstrando os aspectos que o tornam pertinente, realizada no peíod de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2022. Aplicando-se uma entrevista semiestruturada individualmente aos quatorze professores do curso de enfermagem da Faculdade dos Palmares, localizada em Palmares/PE a 125Km de Recife capital de Pernambuco. Os dados coletados foram foram analisados de maneira diversa, sendo as informações tabiladas em planilhas e gráficos e para a observação das qualitativas, a análise de conteúdo ma conceituação. Resultados: Caracterizar o perfil socio demográfico e profissional dos professores, identificar as MA utilizadas por eles, descrever as potencialidade e dificuldades do modelo de ensino na percepção dos mesmos e elaborar um guia de orientação sobre MA no ensino de graduação em enfermagem que será distribuído de forma gratuita. Conslusão: A maioria dos entrevistados conhecem e compreendem conceitos e o potencial transformador no ensino e assim utilizam metodologias ativas em sala de aula. Porém, compreendem que o processo de ensino ativo exige dedicação e estratégias de formação dos profissionais que irão utilizá-las nos seus contextos. Palavras-chave: Educação em Enfermagem; Metodologias Ativas, Aprendizagempt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAnálise da prática docente e desenvolvimento de um guia de orientação para utilização de metodologias ativas na formação de estudantes de enfermagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
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