Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/717
Title: Desenvolvimento e implementação de um repositório digital institucional com ênfase na gestão da informação da produção técnico-científica na área de saúde
Authors: ARAÚJO, Yale Simone Oliveira Henriques Veras de
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Repositórios institucionais
Repositórios temáticos
Educação em saúde
Comunicação científica
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Introdução: a construção do conhecimento científico está atrelada ao incentivo do desenvolvimento na área da pesquisa, bem como ao ambiente no qual se dá sua criação, seu compartilhamento e uso. Os Repositórios Digitais Institucionais surgem como alternativa tanto para facilitar o processo de comunicação científica quanto para apoiar a gestão do conhecimento técnico-científico de uma Instituição de ensino e pesquisa. Objetivo: Desenvolver e implementar um Repositório Digital Institucional com ênfase na comunicação e gestão da informação da produção técnico-científica na área da saúde. Método: trata-se da elaboração de uma produção técnica do tipo “desenvolvimento de produto”. O repositório foi desenvolvido para a Faculdade Pernambucana de Saúde no período de fevereiro de 2019 a novembro e 2021, e implementado em maio de 2021. O produto foi desenvolvido em três etapas: 1) Pesquisa bibliográfica; formação da equipe de trabalho; 2) Desenvolvimento do Protótipo; 3) Lançamento do Repositório; elaboração de vídeo educativo; Criação de fluxo de manutenção, políticas de acesso e fluxos de submissão de produtos. O RDI foi desenvolvido na plataforma DSpace. Resultados: O desenvolvimento da pesquisa resultou no desenvolvimento e implementação do Repositório Institucional Salus. A plataforma foi organizada com as seguintes coleções: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu; Programa de Pós-Graduação Lato Sensu e Publicações Institucionais e encontra-se em pleno funcionamento. Decorrente do estudo, foi elaborado ainda, um relatório técnico sobre o desenvolvimento e implementação do repositório e um vídeo instrucional que visa a apresentação e divulgação da plataforma. Conclusão: o produto desenvolvido proporciona uma melhor estratégia para exposição e amplia o alcance e visibilidade da produção técnico-científica da Faculdade Pernambucana de Saúde em âmbito nacional e internacional gratuitamente. Palavras-chave: Repositórios Institucionais; Repositórios Temáticos; Educação em Saúde.
Description: Dissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/717
Appears in Collections:TCC (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.