Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorARAÚJO, Yale Simone Oliveira Henriques Veras de-
dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, José Roberto da-
dc.contributor.authorBRAZ, Márcia Ivo-
dc.date.accessioned2022-04-25T13:24:05Z-
dc.date.available2022-04-25T13:24:05Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/717-
dc.descriptionDissertação apresentada em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: a construção do conhecimento científico está atrelada ao incentivo do desenvolvimento na área da pesquisa, bem como ao ambiente no qual se dá sua criação, seu compartilhamento e uso. Os Repositórios Digitais Institucionais surgem como alternativa tanto para facilitar o processo de comunicação científica quanto para apoiar a gestão do conhecimento técnico-científico de uma Instituição de ensino e pesquisa. Objetivo: Desenvolver e implementar um Repositório Digital Institucional com ênfase na comunicação e gestão da informação da produção técnico-científica na área da saúde. Método: trata-se da elaboração de uma produção técnica do tipo “desenvolvimento de produto”. O repositório foi desenvolvido para a Faculdade Pernambucana de Saúde no período de fevereiro de 2019 a novembro e 2021, e implementado em maio de 2021. O produto foi desenvolvido em três etapas: 1) Pesquisa bibliográfica; formação da equipe de trabalho; 2) Desenvolvimento do Protótipo; 3) Lançamento do Repositório; elaboração de vídeo educativo; Criação de fluxo de manutenção, políticas de acesso e fluxos de submissão de produtos. O RDI foi desenvolvido na plataforma DSpace. Resultados: O desenvolvimento da pesquisa resultou no desenvolvimento e implementação do Repositório Institucional Salus. A plataforma foi organizada com as seguintes coleções: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu; Programa de Pós-Graduação Lato Sensu e Publicações Institucionais e encontra-se em pleno funcionamento. Decorrente do estudo, foi elaborado ainda, um relatório técnico sobre o desenvolvimento e implementação do repositório e um vídeo instrucional que visa a apresentação e divulgação da plataforma. Conclusão: o produto desenvolvido proporciona uma melhor estratégia para exposição e amplia o alcance e visibilidade da produção técnico-científica da Faculdade Pernambucana de Saúde em âmbito nacional e internacional gratuitamente. Palavras-chave: Repositórios Institucionais; Repositórios Temáticos; Educação em Saúde.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRepositórios institucionaispt_BR
dc.subjectRepositórios temáticospt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.titleDesenvolvimento e implementação de um repositório digital institucional com ênfase na gestão da informação da produção técnico-científica na área de saúdept_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao.pdf3.45 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.