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Título: Atividade de preceptoria na residência multiprofissional em saúde coletiva com ênfase em gestão de redes de saúde
Autor(es): SANTOS, Mary Delanea Sousa Pinheiro dos
MELO, Mônica Cristina Batista de
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Saúde coletiva
Residência multiprofissional
Formação permanente
Data do documento: 2022
Resumo: RESUMO Cenário: A implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), foi um dos eventos de maior transformação social no Brasil representado pela afirmação do compromisso do Estado brasileiro com o direito à saúde dos cidadãos. Dentre as competências do SUS é atribuição ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde. Desde 2014 existe no Estado de Pernambuco o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em gestão de Redes de Saúde (PRMSC-Redes), descentralizado em oito regionais de saúde do interior do Estado para melhorar as atividades de ensino e pesquisa no âmbito regional. Nesse contexto, a figura do preceptor exerce um papel importante na formação dos profissionais que ingressam no programa de residência com a função de supervisão docente-assistencial. Os preceptores têm o papel de facilitador e orientador na obtenção de saberes e por estas atribuições, possuem subsídios para atuar na formação e apreensão de habilidades clínicas por parte dos residentes. Objetivo: Compreender a prática pedagógica do preceptor na formação permanente dos residentes. Método: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa realizado no período de julho de 2020 a março de 2022. Participam do estudo preceptores pertencentes ao PRMSC-Redes, que atuam na X Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (X Geres). Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário com perguntas sobre as características sociodemográfica, acadêmica e profissional dos participantes e uma entrevista contendo perguntas disparadoras sobre o tema. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e as entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas de acordo com a Técnica de Análise temática por Minayo. A pesquisa seguiu as determinações preconizadas pela Comissão Nacional de Ética e Pesquisa em Seres Humanos, segundo a Resolução 510/16, sendo aprovada pelo Comitê e Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde, sob o CAAE 36497220.2.0000.5569 e número de parecer 4.383.106. Resultados: os resultados do presente estudo estão apresentados na forma de dois produtos: um artigo científico e um relatório técnico científico a partir da fala dos entrevistados para subsidiar o programa de residência. Em linhas gerais, foram entrevistados 10 preceptores profissionais de saúde de nível superior, sendo 7 do sexo feminino e 3 do sexo masculino com uma média de 40,7 anos. Dentre os entrevistados 3 preceptores são formados em Serviço Social, 2 em Enfermagem e 2 em Farmácia, 1 em Biomedicina, 1 Licenciatura em Ciências, e 1 Psicologia sendo0 2 mestres, 7 pós-graduados e 1 graduado. A análise sobre o tema empreendeu a compreensão sobre a Preceptoria, na perceptiva na residência multiprofissional em Saúde coletiva com ênfase em gestão de redes de saúde, sob as categorias temáticas analisadas: 1 conceito de preceptor, 2 o conhecimento do preceptor quanto ao PRMSC-Redes, 3 atuação na atividade de Preceptoria, 4 metodologias e práticas pedagógicas do preceptor e a importância do preceptor no processo de formação do residente. Categorias corroborativas e elucidativas da relevância do preceptor, entrelaçado em estratégias de ensino e atualizações constantes de seus conhecimentos teórico-práticos. Conclusões: Observou-se que os profissionais que exercem a preceptoria como atividade de supervisão, apoio aos residentes e de facilitação da construção e ampliação de conhecimentos não receberam capacitação prévia. Foi identificado que na prática da preceptoria ocorre troca de conhecimento e experiências entre preceptor e residente, quando discutem as situações problemas vivenciadas e integração teórico prática. Percebe-se também a importância do fortalecimento do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em gestão de Redes de Saúde (PRMSC-Redes) como instrumento de formação permanente dos preceptores e residentes, qualificando o processo de formação por meio de capacitação dos preceptores e uso de metodologias ativas com os residentes. Palavras-chave: Saúde Coletiva; Residência Multiprofissional; Formação Permanente.
Descrição: Dissertação apresentada na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) para fins de banca como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/708
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