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Título: Elaboração e validação de um manual para o ensino da fisioterapia na saúde da mulher com a utilização de metodologias ativas
Autor(es): DANTAS, Hanna Graziela Arcanjo de Oliveira
VIEIRA, Juliany Silveira Braglia César
GUENDLER, Julianna de Azevedo
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Aprendizagem Ativa
Fisioterapia
Estudos de validação
Saúde da mulher
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Introdução: a formação dos profissionais da saúde ainda tem sido pautada no uso de metodologias tradicionais, fragmentando o conhecimento em campos especializados. Tais metodologias de ensino, conteudistas, ainda são aplicadas em cursos de graduação em saúde, favorecem a memorização de conteúdo, no entanto, não estimulam o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. Por isso, para atender o desenvolvimento da autonomia no estudante, considerando o impacto da cultura, os saberes e a corresponsabilidade no seu processo da aprendizagem, apresentam-se as metodologias ativas. Entretanto, torna-se necessário que o docente também busque se qualificar nesse processo. Destarte, verificou-se a necessidade da elaboração de um instrumento que auxilie o docente na prática, utilizando metodologias ativas para que o estudante seja responsável pela própria aprendizagem, dessa forma, estimulando a sua autonomia. Objetivo: elaborar e validar um manual da Fisioterapia na Saúde da Mulher com a utilização de metodologias ativas como ferramentas de ensino. Método: a coleta de dados ocorreu logo após aprovação no CEP – parecer nº 4.152.606 – em três etapas, a primeira, consistiu no constructo do manual, através do levantamento do conteúdo resultante de revisões na literatura e nas bases científicas, concluída está etapa, foi dado início a preparação do instrumento de coleta de dados da segunda etapa, correspondente ao formulário para classificação de cada objetivo de aprendizagem, de cada conteúdo/assunto, o mesmo foi enviado via whatsapp e e-mail aos experts que realizaram a validação de conteúdo do manual. A terceira etapa, consistiu na validação semântica do conteúdo através da análise realizada pela população-alvo, ou seja, os docentes, o método que foi utilizado na pesquisa respeitou as diretrizes da técnica do Grupo Focal. Participaram do estudo na etapa de validação de conteúdo dez fisioterapeutas da área de fisioterapia na saúde da mulher e três fisioterapeutas docentes e/ou preceptores em fisioterapia na saúde da mulher na etapa de validação semântica. A análise dos dados ocorreu através do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) para a fase de validação de conteúdo, e da Técnica da Análise do Discurso para a fase de validação semântica. Ambas, contribuíram para o aprimoramento do manual. Resultado: esta dissertação originou dois produtos. Um Artigo Científico e um manual com a utilização de Metodologias Ativas. O manual validado contém 22 situações-problemas com objetivos de aprendizagem para o ensino da Fisioterapia na Saúde da Mulher com a utilização de Metodologias Ativas. Para a fase de validação de conteúdo participaram do estudo 10 experts, já para a fase de validação semântica, participaram três fisioterapeutas docentes e/ou preceptors em fisioterapia na saúde da mulher. Após a avaliação dos experts oito situaçãoes obtiveram um consenso de 100% de aprovação, outras três situações atingiram o critério de 80% de aprovação, sendo que o restante das situações atingiram aprovação abaixo do critério de 80%. Após a análise dos resultados o manual sofreu as alterações que foram sugerias. Conclusão: o material didático elaborado apresentou resultados consideravelmente satisfatórios de validação de conteúdo e semântica. Os participantes ratificaram a relevância da aplicação de metodologias ativas no contexto da formação de fisioterapeutas na especialidade da saúde da mulher. Para o público-alvo o manual atende os objetivos a que se propõe, estimula a curiosidade e criatividade. Espera-se que este instrumento sirva de modelo para o ensino na área da saúde da mulher, tanto no campo da fisioterapia como em outras áreas da saúde. PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Ativa; Fisioterapia; Estudos de Validação; Saúde da Mulher; Manual.
Descrição: Dissertação apresentada como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/688
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