Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/686
Title: Conhecimento de estudantes de um curso técnico de enfermagem sobre flebotomia e elaboração de videocast
Authors: BARROS, Jair Lucena de
SOUZA, Edvaldo da Silva
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Flebotomia
Sangria
Coleta de amostras sanguíneas
Filmes e vídeos educativos
Educação em saúde
Issue Date: 2022
Abstract: RESUMO Introdução: A realização da flebotomia para obtenção de amostras sanguíneas de maneira adequada requer atenção e perícia do profissional que a executa, pois se trata de um procedimento complexo, invasivo e que se não realizado de maneira adequada pode causar sérias alterações nas amostras sanguíneas obtidas e transtornos ao paciente. Tais erros por estarem no início do processo da análise laboratorial podem comprometer a qualidade de todas as etapas subsequentes além dos resultados das análises laboratoriais obtidos e sua conseguinte interpretação, prejudicando o diagnóstico e tratamento dos pacientes. Objetivo: Analisar o conhecimento dos estudantes do curso técnico em enfermagem em uma escola técnica de saúde sobre realização da técnica de flebotomia e desenvolver um videocast educativo. Método: Foi realizada pesquisa do tipo transversal que aconteceu em uma escola técnica de saúde localizada na cidade de Palmares-PE, cuja população de estudo foi composta pelos estudantes do curso técnico em enfermagem. Estudantes devidamente matriculados, maiores de 18 anos. Responderam a um questionário fechado contendo 28 perguntas sobre as etapas necessárias para a correta realização da técnica de flebotomia. A coleta de dados foi feita através de um questionário on-line elaborado na plataforma LimeSurvey, disponibilizado através de um link em sala virtual do Google Clasroom. As respostas obtidas alimentaram um banco de dados para o programa Microsoft Excel e posteriormente os dados foram analisados no programa Epiinfo7. A pesquisa foi aprovada pelo CEP-FPS sob o número 4.011.965. Resultados: Os dados foram comparados estatisticamente, considerando IC 95% e nível de significância p<0.05. Dos 600 estudantes elegíveis a participar da pesquisa, houve 186 que acessaram o link do formulário, destes, sete estudantes optaram por não participar da pesquisa e um estudante não respondeu completamente o questionário. Por fim, participantes, que correspondiam a, responderam completamente o questionário. Isso fez com que fosse possível obter uma taxa de conclusão de 96,24%, em pesquisas on-line a taxa de conclusão pode ser compreendida como a proporção entre o número de pesquisas respondidas dividido pelo número de pesquisas iniciadas pelos respondentes. A média da idade foi de 26,7 anos (DP ± 6,01). Com relação ao gênero, 136 participantes (76,0%) são do gênero feminino e 43 (24,0%) são do gênero masculino. Em relação ao trabalho 54 (30,0%) afirmaram estar trabalhando e 125 (70,0%) não tinham trabalho, de maneira que a renda per capta obtida foi de R$ 490,19 (DP ± 527,12). Referente à distribuição dos participantes a qual dos três módulos do curso estava cursando, 50 (28,0%) dos participantes afirmaram estar cursando ainda o primeiro módulo do curso, 54 (30,0%) estavam cursando o segundo módulo e 75 (42,0%) estavam cursando o terceiro. Observou-se também que 142 participantes (79,0%) disseram já ter cursado a disciplina de semiologia e semiotécnica que é aplicada no módulo, primeiro módulo do curso com 180 horas aula, sendo 90 teóricas e 90 horas de aulas práticas, na qual o procedimento de flebotomia é ministrado, enquanto 37 participantes (21,0%) ainda não haviam cursado esta disciplina. Ao serem questionados se já haviam realizado curso específico voltado para a execução da técnica de flebotomia, 52 (29,0%) afirmaram que sim e 127 (71,0%) não haviam realizado. Foi perguntado se os participantes se consideram aptos a realizar as etapas da técnica de flebotomia adequadamente e observou-se que 94 (53,0%) participantes se consideram aptos e 85 (47,0%) não se consideram aptos a realizar a técnica. Também foi desenvolvido um produto técnico educacional em formato de videocast demonstrando os procedimentos para a correta realização das etapas da técnica de flebotomia para obtenção de amostras sanguíneas através de seringa e de dispositivo de coleta a vácuo de maneira segura garantindo a adequação e qualidade das amostras obtidas. Conclusão: Foi encontrado que quase metade dos participantes não se consideram aptos a realizar adequadamente à prática da técnica de flebotomia, isto somado ao fato de que a maioria deles não teve oportunidade de realizar a prática da técnica devido a pouca oferta de momentos de realização da prática do procedimento, por isso que quase 30% dos estudantes buscaram realizar cursos específicos como forma de praticar e aperfeiçoar sua habilidade. Esse conjunto de fatores demonstra necessidade de implementar medidas que visem o aumento de momentos práticos aos estudantes de maneira a capacitá-los efetivamente a realizar o procedimento de maneira adequada. Palavras-chave (DeCS): Flebotomia; Sangria; Coleta de amostras sanguíneas; Filmes e vídeos educativos; Educação em saúde.
Description: Dissertação apresentada à banca avaliadora como parte dos pré-requisitos para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/686
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.