Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/639
Título: Atenção farmacêutica ao paciente oncológico em uso de antineoplásicos orais
Autor(es): FERREIRA, Larissa Pelágia de Lima
SILVA, Jefferson Souza da
Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Oncologia Multidisciplinar
Palavras-chave: Antineoplásicos
Adesão à medicação
Atenção farmacêutica
Data do documento: 2016
Resumo: A oncologia atravessou intensas transformações, dentre elas, a incorporação de antineoplásicos administrados por via oral. O farmacêutico tem um papel de extrema importância em várias áreas de atuação, inclusive no universo da oncologia, onde desempenha papel importante na equipe multidisciplinar, por ser o profissional responsável em garantir a qualidade da farmacoterapia do tratamento, contribuindo para melhor adequação, efetividade, segurança e administração conforme posologia prescrita pelo oncologista clínico. Além disso, orienta paciente sobre o uso correto do medicamento, acompanha as reações adversas e interações medicamentosas, atenuando os riscos de erros e a não adesão ao tratamento. A terapia antineoplásica oral tem apresentado resultados efetivos e preferência pelos pacientes, uma vez que há conveniência em administrá-la em domicílio, permitindo ao paciente maior tempo com a família e menor período em hospitais ou clínicas. Porém, proporcionam dois inconvenientes inerentes de qualquer tratamento por via oral, a biodisponibilidade e a adesão a terapia. Diante disso, a atenção farmacêutica em pacientes no uso de antineoplásicos orais tem se mostrado necessária e eficaz para o sucesso do tratamento. Os pacientes devem estar cientes sobre o medicamento, resposta esperada, efeitos colaterais e as possíveis interações medicamentosas. Uma base colaborativa para apoiar a resolução de problemas e adesão, requer uma abordagem totalmente interdisciplinar, possibilitando uma assistência integral, tendo como preocupação central a preservação da sua qualidade de vida. O farmacêutico faz parte desta equipe multidisciplinar e é o principal instrumento para a qualidade da farmacoterapia. Por fim, entende-se que será mais efetiva a terapia com antineoplásicos orais se a aderência ao tratamento for otimizada, implementando ações, intervenções, planejamento eficiente e aumentando a relação de confiança com os outros profissionais de saúde. Palavras-Chave: Antineoplásicos, Adesão à Medicação, Atenção Farmacêutica.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Oncologia Multidisciplinar da Faculdade Pernambucana de Saúde, para a obtenção do título de Especialista em Oncologia Multidisciplinar. Orientadora: Esp. Sandra Maria Asfora Hazin Co-orientadora: MSc. Juliana Mendes Brandão
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/639
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atenção farmacêutica ao paciente oncológico em uso de antineoplásicos orais.pdf567.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.