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Título: A motivação dos estudantes de enfermagem que utilizam metodologia ativa de ensino
Autor(es): MENEZES, Erika de O. Pimentel
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Motivação
Estudantes de enfermagem
Aprendizagem
Data do documento: 2018
Resumo: RESUMO Introdução: No contexto educacional mundial, a motivação dos estudantes tem se destacado como fator determinante para o melhor desempenho, o ensino eficaz e a aprendizagem significativa, contribuindo para redução da taxa de abandono universitário. Objetivos: O presente estudo visa analisar os tipos motivacionais dos estudantes de enfermagem que utilizam metodologia ativa de ensino e os fatores associados à motivação. Método: Foi realizado um estudo transversal, analítico, descritivo, com abordagem quantitativa envolvendo 92% dos estudantes de enfermagem matriculados em uma instituição de ensino superior que utiliza metodologia ativa de ensino, em Recife-Pernambuco. Os dados foram coletados através da aplicação de um formulário com dados sóciodemográficos e da Escala de Motivação Acadêmica (EMA), versão revisada e validada por Guimaraes e Bzuneck, composta por 31 afirmativas subdivididas em 7 tipos da motivação. Os resultados foram digitados em banco de dados, utilizando-se o programa Excel e a análise estatística foi realizada através do software R versão 3.3.4. Foi utilizado o Alfa de Cronbach para verificar a fidedignidade da EMA e constatou-se boa consistência interna para as subescalas referentes à motivação. Para análise das variáveis contínuas foram calculadas a média e o desvio padrão e as variáveis categóricas estão apresentadas em frequências simples e percentual. As comparações das médias foram aferidas através do teste F e o teste de Bonferrone. Foi adotado o nível de significância de 5,0% nos testes aplicados. Aspectos éticos: A pesquisa seguiu as determinações preconizadas pela Comissão Nacional de Ética e Pesquisa em Seres Humanos, segundo a resolução 466/12, sendo aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde, sob o CAAE 67153717.2.0000.5569 e número do parecer 2.069.879 Resultados: A maioria dos participantes eram jovens, do sexo feminino, solteiros, sem filhos, que não exerciam atividade laboral e que possuíam uma renda familiar entre 4 a 10 salários mínimos. Os estudantes relataram a escolha do curso por interesse volitivo na área de saúde o que remete a motivação intrínseca. As estratégias de ensino preferidas foram as aulas práticas em laboratórios e tutorias, essa última concernente a metodologia ativa de ensino aplicada pela instituição pesquisada. Com relação a motivação, encontrou-se um perfil de estudantes autodeterminados apresentando as maiores médias para Motivação Extrínseca Integrada e Motivação Intrínseca e com baixas médias para Desmotivação. Quanto ao sexo e faixa etária descobriu-se os homens mais desmotivados e com maior motivação controlada que as mulheres; os mais jovens com maior motivação controlada e os mais velhos com os maiores escores de motivação intrínseca. Destaca-se que não houve diferença significativa entre os períodos do curso e a motivação, mas observou-se uma melhor qualidade motivacional com o avançar do curso. Conclusões: Os estudantes de enfermagem pesquisados e que utilizam metodologia ativa de ensino pelo método da Aprendizagem Baseada em Problemas revelaram-se autônomos e motivados para o processo de ensino aprendizagem. Os resultados obtidos serão relevantes para o planejamento pedagógico e políticas voltadas para melhoria dos processos de ensino aprendizagem dos universitários brasileiros. Palavras-chave: Motivação; Estudantes de enfermagem; Aprendizagem.
Descrição: Dissertação apresentada a Faculdade Pernambucana de Saúde como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/600
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