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Título: Conhecimento e opinião de discentes de um curso de medicina de Pernambuco sobre e-patients e digital health
Autor(es): MONTEIRO, Lisius Uchôa Garcia
SOUZA, Edvaldo da Silva
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Palavras-chave: Relações médico-paciente
Acesso à informação
Estratégias de saúde
Participação do paciente.
Data do documento: 2021
Resumo: RESUMO Introdução: O surgimento de e-patients insere-se dentro de um contexto de rápido avanço tecnológico e mudança de modelos de gestão e atenção à saúde. Digital health, por sua vez, denota o uso das tecnologias de informação e comunicação na saúde com o objetivo de promover o bem-estar da população assistida. Ambas as temáticas impactam nos modelos de atenção à saúde e na relação médico-paciente, mas podem ser pouco discutidas durante a formação acadêmica. Objetivo: avaliar o conhecimento e opinião sobre e-patient e digital health de discentes do curso de Medicina de uma faculdade de saúde e elaborar um produto educacional. Métodos: Trata-se de um estudo transversal realizado com discentes do curso de medicina entre março de 2019 e março de 2021 em uma faculdade de saúde do Recife. O instrumento de coleta de dados foi aplicado, de forma online, por meio de convite enviado através de e-mail e WhatsApp, entre estudantes de Medicina de uma faculdade de saúde na cidade do Recife contendo questões sociodemográficas e assertivas com respostas tipo Likert em dois domínios: conhecimento e opinião sobre digital health e e-patients. Os estudantes tiveram o objetivo do estudo mascarado para conhecimento e opinião sobre a assistência em saúde atual e só responderam as assertivas de opinião após serem avaliados quanto aos conhecimentos prévios e apresentados às definições de e-patients e digital health. Os dados do questionário, coletados através do LimeSurvey 2.0, livre acesso, alimentaram uma planilha Excel 365®. As variáveis sociodemográficas foram avaliadas de forma descritiva utilizando-se frequência absoluta e percentual, enquanto que para as assertivas tipo Likert foram calculados o ranking médio (RM), percentuais para cada assertiva e alfa de Cronbach. Foi ainda criado um ebook contendo informações pertinentes sobre e-patients e digital health. O texto do ebook foi organizado em um documento no Microsoft Word (Office 365®) e seu design foi criado através do Canva, plataforma de design gráfico de acesso aberto. Resultados: Participaram da pesquisa 151 estudantes de Medicina com idade média de 22 (DP±3,6) anos, a maioria branca, do sexo feminino e residente da região metropolitana de Recife. Das respostas obtidas, 30 estudantes (19,9%) admitiram saber, previamente, o que são e-patients. Em relação aos seus conhecimentos sobre e-patients, os participantes concordaram que eles surgiram do empoderamento consolidado pelos avanços tecnológicos (RM= 3,7); Quanto à opinião, os estudantes concordaram que e-patients causam mudança na relação médico-paciente (RM – 4,6) e que os estudantes de saúde deveriam ser treinados para lidar com este novo perfil de paciente (RM= 4,7). No que diz respeito ao conhecimento prévio sobre digital health, os estudantes concordaram que surgiu para denominar toda a transformação tecnológica que ocorreu na área da saúde recentemente (RM= 3,8). Após serem informados quanto à definição de digital health, os estudantes opinaram de forma concordante quanto a alguns profissionais de saúde se sentirem inseguros sobre digital health (RM= 4,4). Conclusões: A maioria dos estudantes de medicina desconhecia os termos e-patients e digital health. Após serem apresentados a sua definição, reconhecem a importância do tema e a presença desse grupo de pacientes em suas práticas diárias. Palavras-chave: relações médico-paciente; acesso à informação; estratégias de saúde; participação do paciente.
Descrição: Dissertação apresentada à banca como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Educação Para o Ensino na Área da Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/566
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