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dc.contributor.authorBASTOS, Tereza Christina Gomes do Nascimento e Silva-
dc.contributor.authorFALBO NETO, Gilliatt Hanois-
dc.contributor.authorMAIA, Paula Ferdinanda Conceição de Mascena Diniz-
dc.date.accessioned2021-07-22T11:20:53Z-
dc.date.available2021-07-22T11:20:53Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/556-
dc.descriptionDissertação apresentado à Faculdade Pernambucana de Saúde, como exigência para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino da área de Saúde.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: Como as práticas de saúde se desenvolvem e evoluem constantemente, espera-se que o ensino nas escolas de nível superior também mude e acompanhe os progressos das ciências. Para isso, é necessário investimento na formação de profissionais hábeis em utilizar metodologias que permitam o desenvolvimento de um pensamento crítico pelos estudantes, assim como das habilidades necessárias para trabalhar em equipe. Com esse propósito, há anos, estudam-se os benefícios oferecidos aos estudantes pelos métodos de ensino baseados na aprendizagem ativa, tais como a Aprendizagem Baseada em Equipes, ou Team-Based Learning, em relação aos métodos tradicionais de ensino-aprendizagem. Objetivos: Elaborar e validar um curso na modalidade remota, para desenvolvimento de docentes da área de saúde, sobre a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) ou Team Based-Learning (TBL), seguindo o modelo instrucional ADDIE. Métodos: O curso foi inteiramente elaborado de acordo com o desenho instrucional ADDIE. Na fase de análise, foi realizada uma revisão integrativa acerca do tema Aprendizagem Baseada em Equipes. A partir da etapa de análise, foi possível construir os objetivos geral e específicos do curso, o conteúdo programático, o cronograma das atividades e o plano de ensino e aprendizagem. Após conclusão do processo de desenvolvimento, o protótipo do curso foi submetido ao processo de validação por um painel de especialistas. Esta se deu por meio de reunião de consenso com cinco especialista em Educação, selecionados por meio de seus currículos lattes, de acordo com os seguintes critérios: possuir Graduação, Mestrado e Doutorado na área de saúde, e; ter desenvolvido pesquisa publicada na área de Educação, e; desempenhar prática recente e de no mínimo um ano na área de Educação em saúde. Os juízes foram contatados através de e-mail contendo o protótipo do curso, e puderam se reunir por meio de um software de videoconferência, quando sugeriram as modificações necessárias para validação do curso. A reunião foi gravada para avaliação e transcrição das recomendações pelos pesquisadores. Ademais, os juízes, individualmente, deixaram as sugestões de modificação por escrito no material enviado, sendo reencaminhado para apreciação pelos autores. Esta pesquisa atendeu aos critérios éticos estabelecidos na Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde e foi submetida a avaliação e autorização pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) sob o número de parecer 4.574.495. Resultados: Um curso na modalidade remota de desenvolvimento para docentes da área de saúde, no método de ensino ABE com carga horária de 18 horas, validado por um painel de especialistas. O protótipo do curso foi composto por três produtos: o Plano de ensino e aprendizagem; o Conteúdo do curso; e o Manual do Facilitador. Conclusão: Foi concebido um Curso de desenvolvimento de docentes da área de saúde em Aprendizagem Baseada em Equipes, utilizando-se como recurso para sua elaboração o Desenho Instrucional ADDIE, sendo a construção dos objetivos de aprendizagem baseada na Taxonomia revisada de Bloom. O curso teve comprovado seu rigor metodológico por meio de um processo de validação de conteúdo, através de reunião de consenso realizada com um painel de especialistas em Educação. Seu propósito resultou em três produtos: o Plano de ensino e aprendizagem; o Conteúdo do curso; e o Manual do Facilitador. Como limitações desse estudo, pode-se afirmar a impossibilidade no decorrer deste trabalho de implementar e de avaliar o curso, concretizando na sua elaboração, as duas últimas etapas do Desenho Instrucional ADDIE. Ademais, em virtude do tempo para o desenvolvimento da pesquisa, não foi possível realizar uma segunda reunião de consenso com o painel de especialistas para avaliação das modificações realizadas. Descritores: Aprendizagem ativa; Aprendizagem Colaborativa; Educação a Distância; Estudo de Validação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAprendizagem Colaborativapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEstudo de Validaçãopt_BR
dc.titleElaboração e validação de um curso para desenvolvimento de docentes da área de saúde em Aprendizagem Baseada em Equipes (Team Based Learning)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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