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dc.contributor.authorNASCIMENTO, Ruth Lopes do-
dc.date.accessioned2021-01-29T13:32:30Z-
dc.date.available2021-01-29T13:32:30Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/426-
dc.descriptionDissertação apresentada como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde-FPS.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A avaliação é um dos temas mais complexos no processo ensino aprendizagem porque é preciso desfazer impressões negativas de que o processo avaliativo resume-se a um exame ou testes para mensurar o estudante em sua vida acadêmica. A avaliação, no processo ensino aprendizagem, apresenta-se diretamente relacionada aos objetivos educacionais que deverão ser alcançados pelos estudantes. Objetivo: analisar a percepção de docentes e estudantes sobre o processo avaliativo do estágio supervisionado de um curso de graduação em Fonoaudiologia. Método: tratase de uma pesquisa com abordagem qualitativa. A coleta foi realizada através das entrevistas semiestruturadas de dois grupos focais: o de docentes, composto por oito participantes em diferentes áreas de atuação, com experiência superior a dois anos na docência de estágio e o outro, composto por 10 estudantes, selecionados por conveniência, e que estavam vivenciando os cenários de prática do último ano do curso de Fonoaudiologia. Esta pesquisa atendeu aos princípios da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ CAAE Nº 58543816.5.0000.5176. Os dados foram transcritos, analisados e interpretados sob a análise de conteúdo de Bardin e a luz da literatura. Resultados: das falas dos estudantes e docentes emergiram as seguintes categorias: função do processo avaliativo, aplicação do processo avaliativo/experiência docente do processo avaliativo e instrumentos avaliativos de estágio do curso de Fonoaudiologia. Conclusão: Estudantes e docentes discordaram em relação ao instrumento de “autoavaliação” quanto à importância, funcionalidade e a fidedignidade dos mesmos. Em relação as potencialidades os dois grupos concordaram com a inserção do Mini-cex para nortear a avaliação de estágio. Os estudantes colocaram como fragilidade a ausência de parâmetros em relação às notas e devolutivas dos docentes durante o estágio; e os docentes, acharam frágil a validade de instrumentos avaliativos como o Feedback 360º. Dessa forma, esta pesquisa foi um ponto de partida no direcionamento de um processo avaliativo de estágio mais satisfatório aos envolvidos neste cenário, baseado nas competências que o estudante deve obter ao final do curso de Fonoaudiologia. PALAVRAS-CHAVE: Avaliação; estágio; docentes; estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titlePercepção de docentes e estudantes sobre o processo avaliativo de estágio supervisionado de um curso de graduação em fonoaudiologiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.contributor.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúdept_BR
Appears in Collections:TCC (Dissertações)

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