Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/405
Title: Elaboração e validação de vídeo educativo para estudantes de enfermagem sobre a parada cardiorrespiratória em gestantes
Authors: MUNIZ, Marcela Lourene Correia
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área de Saúde
Keywords: Ressuscitação cardiopulmonar
Recursos audiovisuais
Educação em saúde
Gravidez
Issue Date: 2020
Abstract: RESUMO Introdução: A parada cardiorrespiratória na gestação demanda da equipe multiprofissional conduta diferenciada, tendo em vista a sua especificidade. Dessa forma, destaca-se a necessidade de capacitação desde a formação acadêmica a partir de recursos didáticos como o vídeo educativo. Objetivo: elaborar e validar vídeo educativo para estudantes de Enfermagem acerca da Parada Cardiorrespiratória (PCR) em gestantes. Método: Realizou-se estudo metodológico incluindo as etapas de construção do roteiro a partir do storyboard, produção do vídeo e validação pelo público-alvo. O conteúdo foi validado por 22 juízes-especialistas a partir do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional que contempla a concordância dos juízes em relação ao objetivo, estrutura, apresentação e relevância do storyboard. O recrutamento do público-alvo ocorreu por conveniência, e foram incluídos 21 acadêmicos do curso de Bacharelado em enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco do campus Pesqueira. Os alunos responderam ao questionário adaptado do Suitability Assessment of Materials (SAM) que possui questões acerca do conteúdo, linguagem, imagens e motivação e adequação cultural. O conteúdo e a aparência do vídeo foram validados pelo cálculo do Índice de Validade de Conteúdo maior ou igual a 0,80% (IVC ≥0,8). A pesquisa foi submetida a aprovação do comitê de ética com parecer nº 3851786. Resultados: O conteúdo do storyboard apresentado aos juízes foi dividido em 5 blocos que versavam sobre as mudanças fisiológicas na gravidez, as etapas do suporte básico e identificação da PCR, compressões e ventilação, desfibrilação e cesariana. No que se refere à concordância identificada entre os 22 juízes, todos apresentaram concordância superior a 80% em todos os itens. Na validação da aparência do vídeo para o público-alvo os valores de IVC e do teste binomial indicaram a concordância estatisticamente superior a 80% em todos os itens, demonstrando que o vídeo foi avaliado como compreensível para a população a que se destinou. Todos os alunos informaram que já recorreram a este tipo de tecnologia para buscar conteúdos acadêmicos e todos consideraram o vídeo como boa opção de ferramenta educativa que pode ajudar no seu processo de formação acadêmica. Conclusão: O vídeo foi considerado válido em relação ao conteúdo de acordo com a concordância de juízes especialistas e na semântica e aparência pelo público-alvo. Descritores (Decs): Ressuscitação Cardiopulmonar. Recursos Audiovisuais. Educação em Saúde. Gravidez.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação para o Ensino na Área da Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) como requisito para obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.fps.edu.br/handle/4861/405
Appears in Collections:TCC (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.